09/01/2012

Evangelho do dia e comentário

Baptismo do Senhor













T. Comum– I Semana


Evangelho: Mc 1, 7-11

7 E pregava, dizendo: «Depois de mim vem Quem é mais forte do que eu, a Quem eu não sou digno de me inclinar para Lhe desatar as correias das sandálias. 8 Eu tenho-vos baptizado em água, Ele, porém, baptizar-vos-á no Espírito Santo». 9 Ora aconteceu naqueles dias que Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no Jordão. 10 No momento de sair da água, viu os céus abertos e o Espírito Santo que descia sobre Ele em forma de pomba; 11 e ouviu-se dos céus uma voz: «Tu és o Meu Filho amado, em Ti pus as Minhas complacências»

Comentário:

O Baptismo do Jordão é primeira aparição verdadeiramente pública de Jesus Cristo. Por isto mesmo o Beato João Paulo II o institui como o primeiro dos Mistério Luminosos do Rosário.
Os Mistérios Luminosos meditam sobre a vida pública de Jesus na Sua missa salvadora e, o Baptismo é o “arranque” para essa missão sublime.
Tal como para nós, o Baptismo foi o início da nossa vida cristã, na maior parte dos casos ainda crianças muito pequenas, e foi graças a ele que fomos introduzidos na Santa Igreja.
Retardar sem necessidade a recepção deste Sacramento às crianças será sempre uma decisão muito reprovável sob todos os pontos de vista. Privando a jovem criatura de um bem imenso sob um pretexto qualquer que nunca será nem consistente nem válido, o responsável terá o ónus de ter decidido sem que para isso tivesse verdadeiramente autoridade.
A criatura não pertence aos pais mas a Deus que a reclama para Si. Os pais deram-lhe forma “e ADN” mas, Deus, deu-lhe a vida e incutiu-lhe uma alma que expressamente criou para ela.
Ao contrário do que alguns pensam que não baptizar a criança é dar-lhe a oportunidade de, mais tarde, livremente decidir se quer ou não baptizar-se, não é – absolutamente – respeitar a sua liberdade mas, bem ao contrário, coarctá-la condicionando-a subjectivamente à vontade própria de quem tal decide.

(ama, comentário sobre Mc 1, 7-11, 2011.12.15)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.