16/12/2011

Evangelho do dia e comentário

Advento III Semana

Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...) A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior[i]
Sexta-Feira da III semana do Avento 16 de Dezembro


Evangelho: Jo 5, 33-36

33 Vós enviastes mensageiros a João e ele deu testemunho da verdade. 34 Eu, porém, não recebo o testemunho dum homem, mas digo-vos estas coisas a fim de que sejais salvos. 35 João era uma lâmpada ardente e luminosa. E vós, por uns momentos, quisestes alegrar-vos com a sua luz. 36 «Mas tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai Me deu que cumprisse, estas mesmas obras que Eu faço dão testemunho de Mim, de que o Pai Me enviou.

Comentário:

Jesus Cristo confirma a missão de João Baptista. O próprio já por várias vezes o tinha esclarecido e feito ver àqueles que o interrogavam que não passava de um enviado, um precursor com uma missão específica e bem determinada: anunciar a chegada do Messias Salvador.
A confirmação de Jesus é porém necessária porque Ele é o próprio Messias que o Baptista vem anunciar dando assim mais uma prova de que sabe muito bem quem é um e outro e o que vêm fazer a este mundo.
Note-se que talvez pudesse parecer estranho que o Messias não dissesse nada sobre aquele que tinha vindo à Sua frente anunciando a Sua chegada, talvez, por isso mesmo, o faça, não para tirar importância a João mas, pelo contrário, dando-lhe o maior destaque e à importância da sua missão, revelar que, Ele, é que é o que vem salvar a humanidade e instalar o Reino de Deus entre os homens.

(ama, comentário sobre Jo 5, 33-36, 2011.11.15)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.