06/10/2011

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XXVII Semana




Evangelho: Lc 11, 5-13

5 Disse-lhes mais: «Se algum de vós tiver um amigo, e for ter com ele à meia-noite para lhe dizer: Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um meu amigo acaba de chegar a minha casa de uma viagem e não tenho nada que lhe dar; 7 e ele, respondendo lá de dentro, disser: Não me incomodes, a porta está agora fechada, os meus filhos e eu estamos deitados; não me posso levantar para tos dar; 8 digo-vos que, ainda que ele não se levantasse a dar-lhos por ser seu amigo, certamente pela sua impertinência se levantará e lhe dará tudo aquilo de que precisar. 9 Eu digo-vos: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e ao que bate, se lhe abrirá. 11 «Qual de entre vós é o pai que, se um filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, em vez de peixe, lhe dará uma serpente? 12 Ou, se lhe pedir um ovo, porventura dar-lhe-á um escorpião? 13 Se pois vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que Lho pedirem».

Comentário:

A tua verdade disse que, se chamássemos, seríamos atendidos, se batêssemos à porta, ser-nos-ia aberta, se pedíssemos, ser-nos-ia dado: ó Pai eterno, os teus servos clamam-te misericórdia. Responde-lhes, pois. Porque eu sei que a misericórdia te pertence e, por isso, não a podes recusar a quem ta pede. Batem à porta da tua verdade porque é na tua verdade, no teu Filho (Jo 14,6), que conhecem o amor inefável que experimentas para com o homem. É por isso que batem à porta. E é por isso que o fogo da tua caridade não poderá, não pode não abrir àqueles que batem com perseverança.    
Abre, pois, dilata, quebra os corações endurecidos daqueles que criaste - se não for por causa dos que não batem, que seja ao menos pela tua bondade infinita e por amor dos teus servos que batem à tua porta em favor dos outros. Atende-os, Pai eterno... Abre a porta da tua ilimitada caridade que veio até nós pela porta do Verbo. Sim, eu sei que tu abres mesmo antes de nós batermos porque é com a vontade e com o amor que lhes deste que os teus servos batem e te chamam, para tua honra e para a salvação das almas. Dá-lhes, pois, o pão da vida, isto é, o fruto do sangue do teu Filho único.

(santa catarina de sena, doutora da Igreja, co-patrona da Europa, Os Diálogos, cap. 134)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.