10/09/2011

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XXIII Semana




Evangelho: Lc 6, 43-49

43 Porque não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto; pois nem se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; o homem mau, do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala da abundância do coração. 46 «Porque Me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu vos digo? 47 Todo aquele que vem a Mim, ouve as Minhas palavras, e as põe em prática, vou mostrar-vos a quem é semelhante. 48 É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou profundamente e pôs os alicerces sobre a rocha. Vindo uma inundação, investiu a torrente contra aquela casa e não pôde movê-la, porque estava bem edificada. 49 Mas quem ouve e não pratica, é semelhante a um homem que edificou a sua casa sobre a terra, sem alicerces. Investiu a torrente contra ela, e logo caiu, e foi grande a ruína daquela casa».

Comentário:

Em primeiro lugar, porque ponho atabalhoadamente o telhado antes de construir as paredes, ou porque quando quero pôr as vidraças verifico que me esqueci pôr as janelas.

O sentido prático porque em vez de construir a minha casa peça a peça, tijolo a tijolo, me preocupo muito com a decoração, enfeites, embelezamentos… eu sei lá, coisas e mais coisas – algumas nem sei bem para que servem – que vou amontoando como um tonto.

Tenho então esta casa disforme, sem nexo nenhum e muito pouco estável. Tenho feito uns arranjos aqui e ali, mas sempre com muito medo que tudo se desmorone e caia por terra.

Mas, bem vistas as coisas, para que quero eu, esta casa, Senhor?

Com a Tua ajuda começo – agora mesmo – a construir outra, mais simples e ligeira mas muito, muito segura. 

Sê, Senhor o meu arquitecto e ensina-me a entender muito bem os Teus planos para que consiga pô-los em prática.


(ama, meditação sobre Lc 6, 43-49, 2009.05.11)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.