02/07/2011

Evangelho do dia e comentário

Imaculado Coração de Maria






T. Comum– XIII Semana



Evangelho: Lc 2, 41-51

41 Seus pais iam todos os anos a Jerusalém pela festa da Páscoa. 42 Quando chegou aos doze anos, indo eles a Jerusalém segundo o costume daquela festa, 43 acabados os dias que ela durava, quando voltaram, o Menino ficou em Jerusalém, sem que os Seus pais o advertissem. 44 Julgando que Ele fosse na comitiva, caminharam uma jornada, e depois procuraram-no entre os parentes e conhecidos. 45 Não O encontrando, voltaram a Jerusalém à procura d'Ele. 46 Aconteceu que, três dias depois, encontraram-no no templo sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47 E todos os que O ouviam estavam maravilhados da Sua sabedoria e das Suas respostas. 48 Quando O viram, admiraram-se. E Sua mãe disse-lhe: «Filho, porque procedeste assim connosco? Eis que Teu pai e eu Te procurávamos cheios de aflição». 49 Ele disse-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me nas coisas de Meu Pai?». 50 Eles, porém, não entenderam o que lhes disse. 51 Depois desceu com eles e foi para Nazaré; e era-lhes submisso. A Sua mãe conservava todas estas coisas no seu coração.

Comentário:

Teu Pai e eu! Não eu e o Teu Pai como com justiça poderia dizer.

Que delicadeza! Que gentileza de coração!

E ele, o Pai, taucebat, cala-se, não lhe compete falar porque o que lhe é pedido é que guarde e proteja a Sagrada Família.

É o que faz com espantosa discrição.

Ajuda-me a fazer o que devo quando devo e a calar-me quando não me for pedido que fale: res non verba!

(ama, comentário sobre Lc 2, 41-51, 2011.03.19)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.