12/06/2011

Teologia do Corpo e “Pureza Amadurecida”



Doutrina


oão Paulo II explica que os casais que praticam a abstinência requerida pelo planeamento familiar natural estão consideravelmente aptos a atingir a “Pureza Amadurecida” já que ordenam as suas vidas no aspecto sexual conforme as práticas apropriadas da sexualidade. 
Realmente, conheço muitos casais que praticam a sua fé Católica devotamente, que compreendem e vivem o sentido esponsal do corpo, e que, de facto, atingiram um elevado grau de “Pureza Amadurecida”. 

O seu amor pelos seus cônjuges, conduzi-os à disciplina dos movimentos dos seus “corações” e “pensamentos” de tal forma que já não experimentam nenhuma atracção séria por outrem que não o cônjuge. 

De facto, experimentam a “redenção do corpo” que Cristo prometeu aos que O seguirem.


Qualquer programa de castidade baseado na teologia do corpo proverá extensa instrução sobre o estado do homem antes da Queda, dos desafios que o homem caído enfrenta, e a esperança que temos na “Pureza Amadurecida” à luz da Redenção. 

Também é necessário estabelecer um programa de crescimento na virtude da temperança e no dom da reverência. 
A promessa que aqueles que adquirirem a “Pureza Amadurecida” serão como Deus e capazes de um amor verdadeiro para com o seu cônjuge deve dar uma maravilhosa motivação para viver o significado esponsal do corpo.

janet e. smith, [i] "Theology of the Body and 'Mature Purity'." National Catholic Register, 2011.03.09, (trad ama).


[i] janet e. smith lecciona a Cátedra “Father Michael J. McGivney of Life Ethics” no Seminário Maior do Sagrado Coração em Detroit.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.