30/06/2011

Papa nomeia padre português como responsável na Secretaria de Estado

Observando
Bento XVI nomeou hoje o padre português António Ferreira da Costa como «capo ufficio» - uma espécie de supervisor – da secção para os assuntos gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, na qual já trabalhava.
A nomeação foi revelada em comunicado da sala de imprensa da Santa Sé.


Monsenhor António Ferreira da Costa, há mais de duas décadas no Vaticano, é natural de Vila do Conde, onde nasceu há 57 anos.
Em Maio de 2010, o sacerdote acompanhou, como membro da comitiva oficial de Bento XVI, a visita papal a Portugal.
De acordo com os artigos 41-44 da Constituição Apostólica ‘Pastor Bonus’ [João Paulo II, 1988], a secção dos assuntos gerais ou primeira secção da Secretaria de Estado do Vaticano tem como função “despachar as questões que digam respeito ao serviço quotidiano” do Papa, “quer na solicitude pela Igreja universal quer nas relações com os Dicastérios da Cúria Romana”.
Trata ainda da redacção dos documentos que o Papa lhe confia, executando os actos relativos às nomeações da Cúria Romana, e guarda o selo de chumbo e o anel do Pescador, insígnias oficiais do Papa.
A Secretaria de Estado é presidida por um cardeal (actualmente D. Tarcisio Bertone), que pode ser considerado o máximo expoente da actividade diplomática e política da Santa Sé.

Cidade do Vaticano, 28 Jun. 2011.06.28

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.