21/06/2011

Ética Natural: As adições

 É T I C A
A escravidão da adição sexual
Quinto nível: adição a comportamentos parafílicos. Ao passar ao campo das parafílias colocamo-nos ante psicopatologias mais severas. Assinalo-as aqui na medida em que as adições, jogam um importante papel entre as suas características; além do mais, muitos dos que chegam a este ponto de transtorno psicológico passaram primeiro por alguns dos estádios anteriormente indicados.
Podemos indicar, entre outros: exibicionismo, feiticismo, froteurismo, pedofilia, masoquismo sexual, sadismo sexual, feiticismo transvestido, voyeurismo (cf. «A trampa rota», p. 84).
Começa-se sempre por algo simples e logo a coisa vai crescendo insaciavelmente. As consequências mais nefastas dão-se, desde logo, naqueles que chegam ao último nível. Nos anos recentes estes problemas têm estado em crescimento. E, enquanto aparecem novas formas de querer ver a sexualidade de modo positivo, encontramo-nos com situações cada vez mais perniciosas.
É a prova mais evidente de que a «libertação sexual» é um eufemismo que está despedaçando a nossa sociedade. Com toda a razão a podemos dizer que esse ensinamento de «libertar o sexo» é um fracasso pedagógico, um fracasso social. E para cúmulo… internacional.
luis ignacio batista, conoZe, trad ama.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.