24/06/2011

Criação, Fé e Ciência


Caminho e Luz
Amar na saúde, amar na doença.

O Senhor na sua passagem pela terra, deu constantes mostras da importância da saúde corporal, ainda que mantendo sempre que a da alma deve de estar muito acima: “Pois de que servirá ao homem ganhar o mundo inteiro, se arruína a sua vida?” (Mt 16,26). A cura de doentes e os milagres das curas foram sempre incessantes. "Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino e curando toda doença e toda dolência do povo. A Sua fama chegou a toda Síria; e trouxeram-lhe todos os que se encontravam mal com doenças e sofrimentos diversos, endemoninhados, lunáticos e paralíticos, e curou-os” (Mt 4,23-24)

Mas sempre geralmente ligava a fé, com a realização do milagre que fosse.

Amar na saúde é fácil, a vontade não se encontra diminuída na sua força, mas amar na doença já é mais difícil. 
J. Lorda escreve: “Se não somos capazes de trabalhar cansados ou um pouco doentes, o valor da nossa vida reduz-se a metade, porque cansados ou doentes estaremos muitas vezes." 

E a doença amolece as nossas forças espirituais. 
Por isso uma prece, um acto de amor ao Senhor, nos momentos da doença, aumenta o seu valor aos olhos do Senhor. 
Porque o doente à debilidade das suas escassas forças, há-de acrescentar a luta com o seu demónio particular, que lhe diz: Mas deixa-o, não vês que estás doente, que não tens forças, que a febre te come, Deus não te pede tanto, não vais conseguir nada, mas aumentar a doença. 
Mas não é assim a doença bem levada que é uma fonte inesgotável de graças divinas e méritos adquiridos, o problema reside em que estas graças e méritos não o vêm os olhos da nossa cara; mas um doente que vive na amizade do Senhor, os sentidos da sua alma podem chegar a palpá-los, e se se trata de um doente prostrado por uma doença incurável, pode estar seguro, de que a ele, se persevera, o Senhor ainda que não o tenham ouvido os seus ouvidos corporais, o Senhor tal como disse na Cruz a São Dimas, já lhe disse aos sentidos da sua alma:  Estarás comigo no Paraíso.

juan do carmelo, [i] trad ama    


[i] Juan do Carmelo não é quem dice ser. O melhor dicho, é quem é, mas prefiere presentarse em seu alter ego Juan do Carmelo que não é mais que um seglar que, a finales de os anhos 80, experimentó a llamada de Deus e se vinculó ao Carmelo Teresiano. Ha publicado libros de espiritualidad como «Mosaico espiritual», «Santidad em o Pontificado», o «Em as manos de Deus» Como o cortés não quita o valiente é, além do mais, um empresario de éxito. E nos acompanha, con sencillez e hondura, desde «O blog de Juan do Carmelo»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.