24/06/2011

Vinte formas de dizer NÃO

Compilei, com a ajuda de amigos e companheiros, uma série de frases ou primeiras expressões que usamos quando se fala de Deus, Cristo, cristianismo ou ser cristão:


  • Eu já sei tudo o que necessito de Deus e da religião.
  • O ser católico é uma questão de cultura, de tradição, se nasces numa família católica serás católico, se numa muçulmana, pois muçulmano. Eu assim o entendo e aceito.
  • A Igreja tem que modernizar-se, está desfasada…
  • Eu vejo-o bem para meus filhos… inculca-lhes uns valores e bons costumes. A mim isso já me apanha crescido...
  • Sou mais partidário da “igreja doméstica”, a família é o importante.
  • ¡Homem!… Jesus Cristo passou há já muitos séculos... não te parece?
  • Eu vivo a fé a minha maneira e não gosto que faça proselitismo comigo.
  • Os admiro a os que tendes fé. Eu não a tenho… e isso ou se tem ou não se tem.
  • Bom… digamos que eu já tenho as minhas necesidades espirituais cobertas.
  • A mim esse tema não me interessa muito. Creio que há coisas mais importantes para mim agora.
  • Eu respeito muito as tuas crenças, mas não pretendas que sejam as minhas.
  • Eu já faço coisas... este verão estive no Perú num campamento de rapazes com os jesuitas.
  • Não creio necessario instruir-me em coisas de cristianismo, é uma vivencia. E Deus leva-se dentro, não se ensina.
  • A verdade é que o tema da religião é muito complicado e traz sempre problemas.
  • Eu nisso tenho as minhas própias ideias. E não quero que ninguém me imponha as suas.
  • A religião é uma coisa muito pessoal de cada um. Ninguém tem que te dizer nada.
  • Eu a Deus levo-o dentro de mim, sinto-o e isso basta-me.
  • Já me conheces…  não sirvo para essas coisas.
  • Eu é que sou agnóstica.
  • Sim, o que Jesus Cristo disse está muito bem. Mas é muito dificil levá-lo à práctica tal e como está o Mundo...Se o fazes, comem-te!
É só uma primeira mostra em plano trabalho de campo… mas não me negarão que a coisa resulta bastante desalentadora.
Todas estas desculpas recordam-me a do Evangelho:  “Deixa-me ir sepultar o meu pai”. E eu digo que os que dão respostas como estas fazem o mesmo que aquele. Ao fim e ao cabo é o mesmo Cristo que estão rejeitando e adiando.

Imaginam-se a dizer a Cristo, cara a cara, isso de … a mim já me apanha crescido ou tenho as minhas necessidades espirituais cobertas…!

los tres mosqueteros, trad ama

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.