Duc in altum |
Bento XVI encerrou hoje (13 de Abril) no Vaticano um ciclo de dois anos de catequeses dedicadas a santos e santas da Igreja Católica, sublinhando que estas figuras “dizem que é possível percorrer a estrada da santidade”.
Na audiência pública desta semana, diante de milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, o Papa falou sobre a “santidade”, afirmando que esta “consiste em unir-se a Cristo e assumir as suas atitudes, pensamentos e formas de vida”.
“Por isso a santidade tem a sua raiz última no baptismo, pelo qual somos enxertados em Cristo e nos é comunicado o seu Espírito, a sua vida de Ressuscitado”, disse, em português.
Deus respeita sempre a nossa liberdade, pedindo que aceitemos este dom e vivamos as suas exigências; isto é, pede que nos deixemos transformar pela acção do Espírito Santo, conformando a nossa vontade com a dele”, prosseguiu.
Bento XVI declarou que todos os católicos são “chamados à santidade”, apesar dos seus “limites” e “fragilidade”, porque esta não é “fruto” dos seus esforços, mas iniciativa de Deus.
“A santidade é possível para todos, em qualquer idade e momento, porque cada um de nós recebe a sua parte do favor divino”, referiu.
Falando da caridade como “alma da santidade”, o Papa destacou que esta “produz frutos” graças à “escuta da Palavra de Deus, à participação frequente nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia, à oração constante, à abnegação, ao serviço fraterno e à prática das virtudes”.
“A Igreja propõe-nos muitos Santos, que viveram plenamente a caridade, que souberam amar e seguir Cristo na sua vida quotidiana. Todos eles nos dizem que é possível percorrer a estrada da santidade”, precisou.
Bento XVI deixou uma saudação aos peregrinos do Brasil e os portugueses da paróquia de São Martinho do Bispo e da Escola da Lourinhã.
“Esta vossa peregrinação a Roma seja para todos um encontro com Jesus Cristo, que encha cada vez mais a vossa vida de amor de Deus e do próximo”, pediu.
As catequeses pronunciadas pelo Papa nos últimos dois anos, nestas audiências públicas, podem ser encontradas no site oficial do Vaticano.
INFORMAÇÕES MUITO BREVES [De vez em quando] 2011.04.13
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.