01/04/2011

Confidências de alguém - 1

Confidências de Alguém
Deus vê e ouve a cada momento tudo quanto faço e digo.

Esta realidade em que acredito firmemente, deve levar-me a ter constantemente no meu espírito, esta presença real do Senhor e a condicionar a minha vida a este facto importantíssimo.
Se eu conseguir ter o meu espírito liberto de outras coisas, de forma que esta presença de Deus se instale como uma lembrança permanente, eu conduzir-me-ei como se estivesse numa Igreja, em frente do Sacrário.
Na Igreja, em frente do Sacrário, não sou capaz de gestos indecorosos, de proferir impropérios, de atitudes menos dignas, enfim, ser-me-á impossível, conduzir-me de outra forma que não seja compenetradamente consciente que estou na presença de Deus.
É esta atitude de permanente vigilância que devo manter e fazer o possível por construir dentro de mim.
Se o conseguir, não ofenderei a Deus, não cometerei actos que não sejam dignos da presença do Senhor, não proferirei palavras que o Senhor não possa ouvir, não falarei de coisas que o Senhor não goste, não murmurarei ou farei considerações sobre quem não está presente, sabendo de antemão que o Senhor não gosta que eu murmure.
Não serei orgulhoso nem soberbo, actuarei com humildade assumindo a responsabilidade dos meus actos, conduzindo-me com correcção mesmo nos momentos ou ocasiões mais adversas.
O Senhor sabe que sou fraco e que, embora tente e me esforce por tornar realidade esta interiorização do Senhor em mim, esquecer-me-ei inúmeras vezes.

Constantemente hei-de rodear-me de subterfúgios, de coisas inúteis e dispensáveis, de pretextos para não tornar real essa presença divina.
Tendo, como tenho, a carne fraca e a vontade quebradiça, cometerei faltas e pecados inúmeras vezes.
O Senhor sentir-se-á ofendido vezes sem conta, com as minhas faltas e os meus esquecimentos.
Mas não posso eu sozinho, fraco e pecador como sou, atingir esse desiderato, sem a ajuda constante do Senhor, não conseguirei dar um ritmo certo, uma linha recta de orientação, à minha vida.
Só com a bondade do meu Senhor, posso, passo a passo, ir construindo uma mentalidade, uma maneira de viver cada momento, que efectivamente torne a presença do Senhor em mim tão viva que não possa mais viver sem esta presença real e constante.


Assim, poderei, sem dúvida, oferecer ao Senhor o meu dia, com tudo o que ele contém, pois não haverá nele nada que tenha de esconder do Senhor.

Nota de AMA: 
Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo é discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.