04/10/2010

Textos de Reflexão para 04 de Otubro

Evangelho: Lc 10, 25-37

25 Eis que se levantou um doutor da lei, e disse-lhe para o experimentar: «Mestre, que devo eu fazer para alcançar a vida eterna?». 26 Jesus respondeu-lhe: «O que é que está escrito na Lei? Como lês tu?». 27 Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e o teu próximo como a ti mesmo». 28 Jesus disse-lhe: «Respondeste bem: faz isso e viverás». 29 Mas ele, querendo justificar-se, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?». 30 Jesus, retomando a palavra, disse: «Um homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos ladrões, que o despojaram, o espancaram e retiraram-se, deixando-o meio morto. 31 Ora aconteceu que descia pelo mesmo caminho um sacerdote que, quando o viu, passou de largo.32 Igualmente um levita, chegando perto daquele lugar e vendo-o, passou adiante. 33 Um samaritano, porém, que ia de viagem, chegou perto dele e, quando o viu, encheu-se de compaixão. 34 Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu jumento, levou-o a uma estalagem e cuidou dele. 35 No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao estalajadeiro e disse-lhe: Cuida dele; quanto gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. 36 Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?». 37 Ele respondeu: «O que usou de misericórdia com ele». Então Jesus disse-lhe: «Vai e faz tu o mesmo».

Comentário:

Decorreram uns três anos sobre o meu contacto directo, no hospital, com mais espantosa falta de atenção ao próximo que me foi dado enfrentar na minha já não curta vida. (vd meditação 2010 XV Semana T. Comum)
Em vez de centrar a minha meditação deste trecho evangélico sobre as figuras do sacerdote, do levita ou do samaritano vou antes chamar para a primeira fila do meu pensamento o pobre abandonado pelos salteadores.
Imagino um viajante com aspecto próspero, - senão que interesse teriam os salteadores -; depois penso que de facto seria portador de bens consideráveis que terá procurado salvaguardar e, isto explica a violência de que foi alvo, ter ficado coberto de feridas e abandonado quase morto.
Quase imediatamente me vem ao pensamento que esse viajante é o próprio Cristo que caminha pelo mundo sendo frequente vítima de assaltos e violências inauditas por parte de alguns - muitos, infelizmente - que procuram despojá-lo dos tesouros de é portador o mais valioso dos quais é a Salvação da humanidade.
E atacam-no, violentam-no e, se não O matam, outra vez, numa Cruz, abandonam-no na vera do caminho como coisa sem interesse ou préstimo algum.
Das pessoas que passam e constatam esta duríssima realidade, eu, sou uma delas.
Detenho-me ao Seu lado aterrado com o que vejo e fico sem saber o que fazer. Isto é, parece-me que o que posso fazer é muito pouco, indigno, insuficiente.
Não obstante dedico-me de todo o coração e com todas as minhas potências a ajudar aquele Jesus que sofre se encontra semi-morto com os ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que foi - é - ofendido.
Digo-lhe que O amo, peço-lhe perdão, insisto que me acompanhe para que eu, embora fraco como infelizmente sou, O proteja e salvaguarde.

(ama, meditação sobre Lc 10, 25-37, 2010.07.10)

Tema: Virtudes – Obediência 2

A obediência torna meritórios os nossos actos e sofrimentos, de tal modo que, inúteis que estes últimos possam parecer, podem chegar a ser muito fecundos. Uma das maravilhas realizadas por Nosso Senhor é ter feito com que se tornasse proveitosa a coisa mais inútil, como é a dor. Ele glorificou-a mediante a obediência e o amor. 

(R. Garrigou-Lagrange, Las três edades de la vida interior, vol. II, nr. 683, trad por ama)

Doutrina: CCIC – 419:  Qual o lugar da antiga Lei, no plano da salvação?
                   CIC 1963-1964; 1982

A Antiga Lei permite conhecer muitas verdades acessíveis à razão, indica o que se deve e o que se não deve fazer, e sobretudo, como um sábio pedagogo, prepara e dispõe à conversão e ao acolhimento do Evangelho. Todavia, embora santa, espiritual e boa, a Lei antiga é ainda imperfeita, pois, por si, não dá a força e a graça do Espírito para a cumprir.

Festa: São Francisco de Assis

                                                                                                                                                                Nota Histórica
Nasceu em Assis, no ano 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu se a Cristo, renunciou a todos os bens paternos e entregou se inteiramente a Deus. Abraçou a pobreza para seguir mais perfeitamente o exemplo de Cristo e pregava a todos o amor de Deus. Formou os seus companheiros com normas excelentes, inspiradas no Evangelho, que foram aprovadas pela Sé Apostólica. Fundou também uma Ordem de religiosas e uma Ordem Terceira para seculares; e promoveu a pregação da fé entre os infiéis. Morreu em 1226. (snl)                                                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.