21/03/2022

Quaresma Semana 3 Segunda F

 


 

(Re Lc IV, 24-30)

 

Neste episódio que São Lucas narra a minha atenção detém-se particularmente num detalhe: «Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho».

Jesus só Se deixa ver por aqueles que quer, ou, melhor, só pelos que realmente O querem ver e ouvir, os que estão interessados em escutar o que diz em ver quanto faz; todos os outros que O seguem adrede, por curiosidade, sem verdadeiro desejo de aprender algo novo, de facto, não O vêm mas tão só um homem que passa dizendo umas palavras, transmitindo uma mensagem que não escutam e, portanto, não entendem.

Eu, Senhor, quero de facto, ver-Te com os olhos do meu coração porque a Tua Figura me atrai irresistívelmente e ouvir-Te com os ouvidos da minha alma porque Tu tens Palvras de Vida Eterna.

 

Reflectindo na Quaresma

 

Há dias, na Igreja da Lapa, enquanto esperava pela Santa Missa, depois da meia hora de preparação (do costume), olhava a grande Cruz com O Crucificado que, sempre na Quaresma, está no lado direito do altar.

Aos poucos senti a comoção de estar a contemplar uma realidade: o meu Deus e Senhor, pendente do madeiro onde me redimiu e salvou!

Ouvi uma pergunta interior, mas absolutamente clara:

‘Tu amas-me?’

Não sou tonto, nem tenho visões, mas olhei em volta, desnecessariamente, aliás porque sabia muito bem de onde vinha a pergunta.

E, respondi, claro: ‘Senhor, eu amo-Te’.

Provavelmente não respondi bem porque a pergunta surgiu novamente:

- ‘Tu, amas-me?’

Fiquei um pouco admirado, estaria o Senhor enganado, não me chamo Pedro!

Mas, de facto, como muito bem sei, Ele nunca Se engana porque, logo a seguir:

- Está bem, amas-me... Mas, amas-me, por Mim ou por ti? Amas-me sempre ou quando te é mais conveniente? Amas-me com AMOR, ou com respeito’.

Demorei um pouco na resposta, queria pensar bem na pergunta.

- ‘Olha, Senhor, eu amo-te porque sou muito "interesseiro", por outras palavras, sinto que é o melhor "negócio" que posso fazer.

Já vês, eu amo-Te como quem sou, um pobre homem cheio de mazelas é defeitos e, Tu, em troca, amas-me com o Teu Amor que é divino e sem medida!

Então? Não achas que faço bem?

Acabou aqui a "conversa", a Santa Missa ia começar.  

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

20/03/2022

Quaresma Semana 3 Domingo

 


(Re Lc XIII,1-9)

Seguir Cristo é a minha escolha de vida.

Sei muito bem que não é fácil tomar esta decisão, ter este propósito porque se ao segui-Lo tenho como objectico ver o que faz para tentar imitá-Lo dar-me-ei conta de quanto isto é difícil.

Jesus segue em frente, não escolhe um caminho por ser más “andadeiro” mas sim porque O leva onde quer ir: encontrar-Se com os homens.

A missão que O trouxe à terra para ser levada a cabo tem de consubstanciar-se no encontro pessoal de cada um salvando-os para a Vida Eterna.

Assim, a minha missão tem um nome: Apostolado.

Custe o que custar, tenho de percorrer os caminhos que o Director Espiritual me indicar como mais convenientes e, sem pôr nada da minha lavra, apregoar o Reino de Deus.

Sobretudo o meu exemplo, que será sempre que as minhas acções correspondam ás minhas palavras, terá uma eficácia que só na Vida Eterna hei-de conhecer inteiramente.

 

Reflectindo na Quaresma

 

Frustração ou Tentação?

 Não ser capaz de fazer o que desejo em "ambiente   informático", enviar uma mensagem, um vídeo... etc., é frustrante.

Considerar que qualquer um dos meus Netos faz "isso" com uma facilidade que me sidera, é... "tout court" inveja!

Pedir que me ensinem como, será o que devo fazer.

Humildade?

Talvez não.

Reconhecer as minhas limitações?

Sim!

Resignar-me!

Não!

Concluo: tenho de fazer o que devo e posso fazer para ultrapassar as minhas limitações.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

19/03/2022

Quaresma Semana 2 Sábado

 


(Re Lc II, 41-45)

 

A Santa Igreja Católica lembra hoje de modo especial São José.

A cultura ocidental judaico-cristã assinala o dia como Dia do Pai.

Ambas me parecem muito "justadas" porque, de facto, José foi o Pai Adoptivo de Jesus Cristo e personifica a pessoa do Pai.

Na história da salvação São José tem um papel discreto - o Evangelho refere-o pouquíssimas vezes - mas, na verdade, foi de uma importância fundamental como Chefe da Sagrada Família, Guarda, Protector e Mestre do nosso Salvador.

É, por decisão do Magistério, o Pai da Igreja fundada por Jesus.

Parece-me lógico tê-lo como meu Pai e Senhor e meu principal Intercessor, em quem confio inteiramente porque, como diz Santa Teresa: "Como negará Jesus o que o Seu Pai Adoptivo Lhe peça!?!?

 

Carta pessoal:

Hoje, meu Querido Pai, tenho de escrever-te uma cartinha; em vida escrevi-te algumas que sempre guardaste, como o meu Irmão Joaquim veio a encontrar no teu espólio pessoal mas, hoje, sinto uma como que "pressão" interior que me leva a dizer:

Tenho carregado este fardo que me pesa há tantos anos… ter-te desiludido nas tuas legítimas expectativas a meu respeito.

Não correspondi como devia e, Tu, sabias que eu podia; fiquei-me numa mediania confortável, acobardando-me nas decisões e, sobretudo, nas acções que deveria ter levado a cabo.

Peço desculpa, arrependo-me.

Quero sentir, uma e outra vez, a tua mão na minha cabeça e ouvir-te dizer: “Um homem, para o ser, tem de ser igual a si mesmo”.

Querido Pai, no Céu, onde estás, pede ao Senhor por mim!

 

S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

18/03/2022

Quaresma Semana 2 Sexta F

 


(Re Mt XXI, 33-43,45-46) )

 

Esta parábola da vinha e os vinhateiros homicidas é um prenúncio do que se iria passar nos tempos próximos.

Sem dúvida, hoje sei muito bem que tudo foi voluntáriamente aceite por Jesus para dar cumprimento aos “planos” do Pai para a salvação dos homens e o fim do poder descricionário do demónio sobre o mundo.

Compreendo que não há  verdadeiro e completo perdão se o ofendido o não conceder e, neste caso, O Ofendido é Deus Nosso Senhor, por isso envia a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade para consubstanciar esse perdão.

O sacrifício de Cristo dá-me, mostra-me um caminho: o perdão é algo tão sublime que, se necessário for, se sobrepõe  à própria vida.

«Perdoai-lhes porque não sabem o que fazem» exclamará Jesus Cristo no estertor na Cruz; como Ele tantos milhares de mártires, como Ele inocentes têm entregue as suas vidas perdoando aos seus algozes.

Como no Gólgota o Sangue de Cristo, também nas arenas e areópagos da terra, ainda hoje em dia, o sangue destes heróis continua a fazer frutificar a Fé Cristã.

Este sangue que “rega” e vivifica esta cepa que sou eu e graças ao qual consigo, não obstantes asminha misérias pessoais, produzir algum fruto.

Que gratidão, permanente, devo sentir por tal benefício!

 

 

Reflectindo na Quaresma

 

Vontade de Deus

 

Perguntas:

 

- Meu filho: Acreditas em Mim?

Mas... a sério?

Então como podes estar triste, interrogar-te sobre o futuro que puseste nas Minhas Mãos? Alguma vez te faltei?

 

E respondo:

 

- Nunca, Senhor, nunca me faltaste, bem ao contrário, sempre me deste muito mais do que pedi.

 

Perguntas:

 

- Então?

 

E respondo:

 

- Mas... sabes, Senhor, eu sou um pobre homem que conheces tão bem e quero sempre que faças - logo - imediatamente - o que Te peço. Vê bem até onde vai a minha confiança?

 

 

Afirmas:

- Isso não é confiança, isso é uma exigência!

 

E respondo:

 

Pois é, Senhor, mas, Tu, habituaste-me mal, eu, quero... sim... quero que faças o que Te peço sem tardança.

 

 

E respondes:

 

- Mas, se tardo algum tempo, não vês que ganhas? Tem paciência! Sacrifica-te! Faz por merecer!

 

E respondo:

 

- Entendi, Senhor, mas não Te esqueças que eu sou um pobre homem pendente e dependente em absoluto de Ti. Ajuda-me e desculpa-me.

 

 

(AMA, reflexões, 2016)

 

Poemas para a Quaresma

 

Quaresma

 

Confuso e contrito

Sigo a Via Dolorosa;

Confuso porque não compreendo

Contrito

Porque tenho o coração

Apertado

Esmagado!

Sim, não entendo

Porque tivesTe de padecer

Tanto e tão ferozmente

Por toda a gente

Por mim também;

Mas vejo que, felizmente,

O fisesTe de Boa Vontade

Para me salvar para a Eternidade.

 

16.03.2022

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad