Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
12/09/2017
O santo não nasce: forja-se
Tudo aquilo em que intervimos nós, os pobrezitos dos homens, mesmo a santidade, é um tecido
de pequenas coisas que segundo a intenção com que se fazem podem formar uma
tapeçaria esplêndida de
heroísmo ou de baixeza, de virtudes ou de pecados. As gestas relatam sempre
aventuras gigantescas, mas misturadas com pormenores caseiros do herói. Oxalá tenhas sempre em muito
apreço é a linha recta as coisas pequenas. (Caminho, 826)
O principal requisito que nos é pedido bem conforme com a nossa
natureza consiste em amar: a caridade é o vínculo da perfeição; caridade que
devemos praticar de acordo com as orientações explícitas que o próprio Senhor
estabelece: amarás o Senhor teu Deus com todo o
teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente, sem reservarmos nada
para nós. A santidade consiste nisto.
É bem certo que se trata de um objectivo elevado e árduo. Mas não
se esqueçam de que o santo não nasce: forja-se no jogo contínuo da graça divina
e da correspondência humana. Um dos escritores cristãos dos primeiros séculos
adverte, referindo-se à união com Deus: Tudo o que se desenvolve começa por ser
pequeno. Ao alimentar-se gradualmente, com constantes progressos, é que chega a
ser grande. Por isso te digo que, se quiseres portar-te como um cristão
coerente sei que estás disposto a isso,
embora te custe tantas vezes vencer-te ou puxar por esse pobre corpo deves ter
muito cuidado com os mais pequenos
pormenores, porque a santidade que Nosso Senhor te exige atinge-se realizando
com amor de Deus o trabalho e as obrigações de cada dia, que se compõem quase
sempre de pequenas realidades. (Amigos
de Deus, nn 67)
Evangelho e comentário
Santíssimo Nome de Maria
Evangelho:
Lc 6, 12-19
12
Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a
Deus. 13 Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre
eles, aos quais deu o nome de Apóstolos: 14 Simão, a quem chamou Pedro, e
André, seu irmão; Tiago, João, Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago,
filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelote; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas
Iscariotes, que veio a ser o traidor. 17 Descendo com eles, deteve-se num sítio
plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a
Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon, 18 que acorrera para o
ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos
malignos ficavam curados; 19 e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois
emanava dele uma força que a todos curava.
Comentário:
Antes
de empreender uma tarefa séria, importante, decisiva, convém pôr nas mãos de
Deus o que nos propomos fazer pedindo luz, discernimento e a capacidade
necessárias para fazer com bom critério e são espírito o que se nos põe como
tarefa a executar.
Desta
forma actuaremos com a certeza de estarmos a cumprir a Vontade de Deus.
(AMA, comentário sobre Lc 6, 12-19, 21.06.2017)
Fátima - Centenário - Oração diária,
Senhora de Fátima:
Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.
Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.
Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.
Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:
“Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.
Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.
AMA, Fevereiro, 2017
Estafadores, supersticiones y demonios: la oscura verdad detrás del movimiento New Age
Tras las aparentemente "inocentes"
prácticas de la New Age, se esconde una oscura verdad
Adolfo Orozco Torres, presidente del Centro Mexicano
de Sindonología e investigador del Instituto de Geofísica de la UNAM, es
también crítico con la adivinación, la New Age y las supersticiones, pero
señala que además de estafadores y de crédulos sí puede darse una acción
demoníaca para fomentar estas prácticas según cuenta el semanario Desde la Fe.
Los demonios, con capacidad para realizar cosas
extraordinarias, fomentan la adivinación y la New Age con un mensaje: “Tú
puedes hacerlo, tú eres tu propio dios, tú tienes potencialidades escondidas o
dormidas, que puedes despertar y tomar las riendas de tu destino”.
Hacer a un lado a Dios
Esta enseñanza, afirma Orozco, va encaminada a hacer
a un lado a Dios y a poner en su lugar al hombre. Los demonios no pueden prever
el futuro (no más que los hombres) así que, si la lectura de las cartas revela
a la persona algo que finalmente le pasó, es porque el maligno hizo que pasara
a fin de engañar al incauto.
Orozco denuncia también que temas relacionados con
la New Age, el horóscopo y el espiritismo, figuran en las secciones de salud y
tecnología de algunas revistas. Se ven como actos normales y probados con una
relación causa-efecto.
Según Orozco, este tipo de contenidos tiene su
origen en tres posibles razones:
Magia y cuentos de hadas
“La primera", afirma, "es una credulidad
infantil en la existencia de hadas, duendes y seres míticos, una idea
proveniente de los más lejanos y oscuros inicios de la humanidad y de la razón,
que sobrevive en un sustrato de la mente cuando ésta no está ilustrada o no ha
aprendido a razonar correctamente".
En ocasiones, la gente atribuye "poderes"
a talismanes que, en realidad no tienen ningún efecto
Estafadores y timadores
Orozco advierte también el peligro de los timadores:
"La segunda razón es la abundancia de estafadores profesionales que viven
de esquilmar a las personas diciéndoles las cosas que quieren oír, o bien las
que están predispuestas a aceptar"
Así, si a una mujer celosa le dicen "Sí, tu
marido, sí te engaña", es una "adivinación" que le parece
correcta, aún sus efectos devastadores, que incluso pueden desembocar en dramas
terribles.
New Age y la acción directa del diablo
Esta última razón conlleva un peligro serio, ya que
proviene directamente del Demonio y sus secuaces.
Orozco advierte que prácticas como la Ouija o
visitar las pirámides en 21 de Marzo para "cargarse de energía
positiva", no son más que tretas del "padre de la mentira".
Según Orozco, en la Creación sólo existen dos tipos
de manifestaciones: las naturales y las sobrenaturales; “las primeras se
refieren a cualquier fenómeno o acontecimiento producto de la interacción de
las diferentes fuerzas u objetos naturales; mientras que las sobrenaturales son
fenómenos en que se producen efectos que sobrepasan las potencialidades propias
de la naturaleza". Estos son fenómenos como la Resurrección o los milagros
de los santos.
Las manifestaciones naturales tienen su causa
directamente en Dios; las sobrenaturales en cambio, están producidas por seres
espirituales capacitados por el Señor para producirlas.
Refiere que estos seres se llaman ángeles, y entre
ellos puede haber ángeles buenos, pero también ángeles malos, los capitaneados
por Luzbel, que tienen la capacidad de producir fenómenos extraordinarios e
imbuir las ideas del New Age en las mentes de aquellos que se expongan,
realizando actividades como el "Reiki" o el Yoga.
“Muchas personas de buena voluntad", finaliza
el Dr. Adolfo Orozco, "que se acercan a estas prácticas condenadas por la
Iglesia, ya que van en contra del primer mandamiento, pensarán que estoy
exagerando, pero sólo estoy repitiendo con mis palabras las enseñanzas de la
Iglesia, y aplicando la Razón y la Ciencia. ¡Mucho cuidado! Sólo hay un pastor
y un camino, el que nos señala y nos da la vida verdadera: Cristo”.
REL
Hoy el reto del amor es llevar un ángel contigo.
Llevaba ochenta mil cosas en
las manos... cuando, de pronto, me di cuenta de que me había olvidado el
estuche.
Retrocedí un par de pasos y, en
un imposible ejercicio de equilibrismo, extendí la mano y... ¡¡puuuum!!
No hubo remedio. Todo acabó por
los suelos.
Me agaché a recoger y aproveché
para mejorar la colocación. ¡Ahora iba mucho más cómoda! Al levantar el último
cuaderno, me encontré en el suelo un colgante con forma de ángel.
"¿A quién se le habrá
caído?"
Lo cogí y, en ese momento, vino
a mi cabeza una frase que tantas veces he oído a Lety: "Toda la decoración
que hay en el convento quiere hablarte del Señor".
"¿Y qué quiere decirme
este angelito?", me pregunté.
Justo entonces me di cuenta de
que, con tanto ir y venir, estaba a dos pasos del Oratorio... ¡y no había
entrado a saludar al Señor! Entré a hacerle una visita... ¡y a darle gracias
por tan especial mensajero!
Y es que a todos nos encantaría
mantenernos en la presencia del Señor todo el día, estar cada minuto
conscientes de su Amor, vivir sintiendo su Presencia a nuestro lado... pero
somos humanos, y las cosas del día a día requieren nuestra atención, hasta,
muchas veces, absorbernos por completo.
El Señor cuenta con nuestra
debilidad, y también su corazón vibra ante nuestro deseo de estar con Él. Así
pues... ¿por qué no poner unos ángeles que nos hagan volver a su presencia a lo
largo del día?
Hoy el reto del amor es llevar
un ángel contigo. ¡Pero no hace falta que busques algo con plumas, alas o
aureola! Basta con que te metas una medalla en el monedero, pongas un
salvapantallas distinto en el móvil o te cambies de mano el reloj... cualquier
cosa que llame tu atención para que te vuelvas al Señor, le saludes, ¡y a
seguir caminando! ¡Feliz día en buena Compañía!
VIVE DE CRISTO
Pequena agenda do cristão
(Coisas muito simples, curtas, objectivas)
Propósito:
Aplicação no trabalho.
Senhor, ajuda-me a fazer o que devo, quando devo, empenhando-me em fazê-lo bem feito para to poder oferecer.
Lembrar-me:
Os que estão sem trabalho.
Senhor, lembra-te de tantos e tantas que procuram trabalho e não o encontram, provê às suas necessidades, dá-lhes esperança e confiança.
Pequeno exame:
Cumpri o propósito que me propus ontem?
Doutrina – 358
Compêndio
PRIMEIRA PARTE: A PROFISSÃO
DA FÉ
SEGUNDA SECÇÃO: A PROFISSÃO
DA FÉ CRISTÃ
CAPÍTULO SEGUNDO
CREIO EM JESUS CRISTO, O
FILHO UNIGÉNITO DE DEUS
«DE ONDE VIRÁ A JULGAR OS
VIVOS E OS MORTOS»
135. Como é que Cristo
julgará os vivos e os mortos?
Cristo
julgará com o poder adquirido como Redentor do mundo, vindo para salvar os
homens. Os segredos dos corações serão revelados, bem como o procedimento de
cada um em relação a Deus e ao próximo. Cada homem será repleto de vida ou
condenado para a eternidade segundo as suas obras. Assim se realizará «a
plenitude de Cristo» (Ef 4,13), na qual «Deus será tudo em todos» (1 Cor
15,28).
11/09/2017
Cuidar das pequenas coisas
Cuidar das pequenas coisas constitui uma mortificação constante,
caminho para tornar a vida mais agradável aos outros. (Sulco, 991)
Pensando naqueles que, à medida que o tempo passa, ainda se
dedicam a sonhar em
sonhos vãos e pueris, como Tartarin de
Tarascon com caçar leões nos corredores
de casa, onde se calhar só há ratos e pouco mais, pensando neles, insisto,
lembro a grandeza de actuar com espírito divino no cumprimento fiel das
obrigações habituais de cada dia, com essas lutas que enchem Nosso Senhor de alegria e que só Ele e cada
um de nós conhece.
Convençam-se de que normalmente não vão encontrar ocasiões para
grandes façanhas, entre outros motivos porque não é habitual que surjam essas
oportunidades. Pelo contrário, não faltam ocasiões de demonstrar o amor a Jesus
Cristo, através do que é pequeno, do normal. (...)
Portanto, tu e eu vamos aproveitar até as oportunidades mais
banais que se apresentarem à nossa volta, para santificá-las, para nos
santificarmos e para santificar os que compartilham connosco os mesmos afãs
quotidianos, sentindo nas nossas vidas o peso doce e sugestivo da co-redenção. (Amigos de Deus, nn. 8-9)
Evangelho e comentário
Evangelho:
Lc 6, 6-11
6
Num outro sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Encontrava-se ali um
homem cuja mão direita estava paralisada. 7 Os doutores da Lei e os fariseus
observavam-no, a ver se iria curá-lo ao sábado, para terem um motivo de
acusação contra Ele. 8 Conhecendo os seus pensamentos, Jesus disse ao homem da
mão paralisada: «Levanta-te e põe-te de pé, aí no meio.» Ele levantou-se e
ficou de pé. 9 Disse-lhes Jesus: «Vou fazer-vos uma pergunta: O que é
preferível, ao sábado: fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou perdê-la?» 10
Então, olhando-os a todos em volta, disse ao homem: «Estende a tua mão.» Ele
estendeu-a, e a mão ficou sã. 11 Os outros encheram-se de furor e falavam entre
si do que poderiam fazer contra Jesus.
Comentário:
Coloco-me na pessoa do homem
com a mão paralisada e interrogo-me:
‘Como é que o Senhor me
manda estender a mão se bem sabe que não posso?’
Eu, de facto, não posso, mas
Ele, Jesus Cristo, pode tudo e se Ele me mandou estender a mão nada mais tenho
a fazer:
levanto-me e estendo-a!
A confiança no Senhor faz
tudo o que eu, por mim, não posso fazer e pobre de mim se não fizer o que Ele
me manda!
Ficarei com a mão, todo eu,
paralisado para sempre!
(AMA,
comentário sobre Lc 6, 6-11, 20.06.2017)
Fátima - Centenário - Oração diária,
Senhora de Fátima:
Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.
Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.
Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.
Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:
“Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.
Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.
AMA, Fevereiro, 2017
Diálogos apostólicos
Fim do
Mundo - 1
Pergunto:
Quando será o fim do mundo?
Respondo:
Não se sabe com certeza. Só se conhecem alguns sinais não
muito claros que antecipam o final:
Pregar-se-á o evangelho em todo o mundo. (Mas ignora-se até
que ponto).
Haverá uma dura prova para a Igreja. (Sempre as houve, mas
desta vez será especialmente grave).
Haverá caos na natureza.
Bento XVI – Pensamentos espirituais 156
A juventude sente-se exposta
a novos horizontes nos quais a geração anterior não participa porque existe uma
falta de continuidade da visão do mundo, preso numa sequência cada vez mais
rápida de novas invenções.
Em dez anos tiveram lugar mudanças maiores do que as
verificadas nos cem anos anteriores. E assim se separam realmente os mundos...
Vemos que o mundo muda cada vez mais rapidamente e que estas mudanças
contribuem também para a sua divisão.
Por isso, o que é permanente torna-se
mais importante num tempo de renovação e de mudança.
Encontro
com o clero da diocese de Roma,(2.Mar.06)
(in
“Bento XVI, Pensamentos Espirituais”, Lucerna 2006)
Pequena agenda do cristão
(Coisas muito simples, curtas, objectivas)
Propósito:
Sorrir; ser amável; prestar serviço.
Senhor que eu faça ‘boa cara’, que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.
Senhor que eu sirva sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar à minha pretensa “dignidade” ou “importância” “feridas” em serviço discreto ou desprovido de relevo, dando graças pela oportunidade de ser útil.
Lembrar-me:
Papa, Bispos, Sacerdotes.
Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.
Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.
Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.
Pequeno exame:
Cumpri o propósito que me propus ontem?
10/09/2017
Evangelho e comentário
Evangelho:
Mt 18, 15-20
15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o teu irmão te ofender, vai
ter com ele e repreende-o a sós. Se te escutar, terás ganho o teu irmão. 16 Se
não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão
fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. 17 Mas se ele não
lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja; e se também não der ouvidos à
Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano. 18 Em verdade vos digo: Tudo
o que ligardes na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes na terra
será desligado no Céu. 19 Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra
para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos
Céus. 20 Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no
meio deles».
Comentário:
Jesus Cristo apresenta uma
autêntica regra de conduta do cristão quando é ofendido.
Neste caso, infere-se que a
ofensa respeita exactamente ao facto de ser cristão, tem a ver com a Fé que
professa.
A sós, primeiro, e, depois,
com testemunhas para que fique claro quem tem razão.
A Igreja – Jesus Cristo –
não compele ninguém assim como o apostolado não deve empregar outros meios que
a persuasão pela palavra e pelo exemplo.
Mas, há de facto, um limite
e, que é, a vontade soberana de cada um em permanecer como está sem reconhecer
ou arrepender do erro.
Aqui o zelo apostólico nada
tem a fazer, apenas se deve rezar pedindo ao Senhor que ilumine a mente
obscurecida.
(AMA,
comentário sobre Mt 18, 15-20, 20.06.2017)
Fátima - Centenário - Oração diária,
Senhora de Fátima:
Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.
Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.
Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.
Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:
“Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.
Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.
AMA, Fevereiro, 2017
Cuidado con Snapchat, no es tan fugaz como parece
Snapchat es una de las mayores redes sociales que
existen en la actualidad
La red social Snapchat es una de las más utilizadas
por jóvenes y adolescentes en todo el mundo. Con más de 100 millones de
usuarios diarios a nivel mundial, es uno de los titanes de las redes con
Facebook, twitter e Instagram.
Además, donde más cala es en el público joven, ya
que el 70% de los usuarios de Snapchat tiene menos de 30 años.
¿Qué es lo que lo hace tan atrayente? Snapchat
permite enviar fotos y vídeos con límite de tiempo de visión, es decir, tras
unos segundos, desaparecerán. El usuario puede hacer que su foto o vídeo sea
visible un segundo, diez o incluso 24 horas con la opción de
"historias". Snapchat se presenta como una plataforma fugaz: lo que
se publica, desaparecerá enseguida.
Son varios los peligros que esta aplicación entraña
y de los que los jóvenes no suelen ser conscientes. BJ Foster, director de
contenido de la página All Pro Dad, especializada en temas de paternidad, ha
señalado cuatro peligros a los que se ven expuestos los usuarios de esta red
social:
1.- Falsa sensación de seguridad
Los vídeos y fotos subidos a snapchat desaparecen
después de un tiempo. Si el destinatario realiza una captura de pantalla del
mensaje, la aplicación avisa al remitente. Sin embargo, cualquiera puede
realizar una foto desde otro móvil, evitando así la notificación de la red
social.
Más aún, aunque Foster no lo especifica, existen
aplicaciones que permiten desactivar la notificación de captura. Algo que se
envió pensando que sería fugaz (una foto ridícula, un momento tonto) queda
atrapado y quizá republicado en la red, conservado para siempre en Internet.
2.- La foto pertenecerá a la compañía
Aunque la foto parezca desaparecer, los jóvenes
usuarios no son conscientes de que en los términos de uso de Snapchat está
específicamente indicado que cualquier foto subida a la aplicación pertenece
oficialmente a la compañía. Esto significa que pueden redistribuirla o venderla
a su antojo.
3.- Riesgo de abuso y acoso
Cualquier plataforma de este tipo puede verse
afectada por el cyberbullying, es decir, los insultos y el acoso insultante
insistente. En Snapchat cualquier foto puede ser modificada, de forma que
humille al retratado, mostrándolo en poses sugerentes o vergonzosas.
Snapchat tiene también la opción de que algunos
contenidos sean exclusivos; es decir, hay contenidos que ciertas personas no
pueden ver por estar "bloqueadas". Esta posibilidad de
"bloquear" puede alimentar rencores entre adolescentes.
4.- Depredadores sexuales
Finalmente, hay que advertir el peligro de los
depredadores sexuales que también se encuentran en Snapchat. Según BJ Foster,
una usuaria joven le dijo que recibía peticiones de amistad de desconocidos
continuamente, como algo normal. Los jóvenes deben saber que nunca deberían
aceptar como amigos a gente que no conozcan físicamente.
Teniendo en cuenta que siete de cada diez usuarios
de Snapchat son mujeres, conviene tener este último punto en cuenta, en
especial las más jóvenes.
REL
Subscrever:
Mensagens (Atom)







