4. As sete petições do Pai
Nosso
Sétima petição: livrai-nos
do mal
A
última petição está contida na oração sacerdotal de Jesus ao Pai: «Não te peço
que os tires do mundo, mas que os guardes do Mal» (Jo 17, 15). Com efeito,
nesta petição, «o Mal não é uma abstracção, mas designa uma pessoa, Satanás, o
Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O “Diabo” “dia-bolos” é aquele que “se
atravessa” no desígnio de Deus e da “sua obra” de salvação realizada em Cristo»
(Catecismo, 2851). Além disso, «ao pedirmos para ser libertados do Maligno,
pedimos igualmente para sermos livres de todos os males, presentes, passados e
futuros, dos quais ele é autor ou instigador» (Catecismo, 2854), especialmente
do pecado, o único verdadeiro mal 17, e da sua pena, que é a condenação eterna.
Os outros males e tribulações podem converter-se em bens, se os aceitamos e os
unimos aos padecimentos de Cristo na Cruz.
manuel belda

