Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Reflectindo - Confissões. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Reflectindo - Confissões. Mostrar todas as mensagens

12/05/2019

Confissões – 12

Resultado de imagem para confissões
Confissões


Talentos

…/4

O uso que faço dos "meus" talentos:

Levanta-se um problema logo no início desta reflexão: "os meus talentos"!

Em boa verdade os talentos são meus porque me foram dados gratuitamente, sem qualquer mérito da minha parte, por Deus.

Talvez que alguém aduza que alguns deles fazem parte de herança genética o que se pode aceitar, mas, seja como for, continuam a ser dados, oferecidos.

Acho que os talentos não se adquirem, apenas se desenvolvem e é neste desenvolvimento -  que é sua aplicação prática - que se vão como que afinando e gerando talentos, digamos, paralelos.

Por aqui concluo a importância que realmente tem aplicar-me a fundo em usar os talentos sobretudo como serviço aos outros, á sociedade.


(AMA, reflexões, 2017)





09/04/2019

Temas para reflectir e meditar

Resultado de imagem para confissões
Confissões


Reagir e gratidão

Está um tempo terrível, chuva. vento e frio.

Depois do pequeno-almoço, pensei:

Hoje é Sábado, não vou a lado nenhum nem estarei com ninguém.
Para quê arranjar-me? Vestir-me?
Vou ficar de roupão e acabou-se!

Fiz as orações do meio-dia a Nossa Senhora e, no fim, decidi-me e fui arranjar-me, vestir-me como se fosse sair a algum lado.
Fiquei contente comigo mesmo porque acho que reagi bem.

Com esta auto-satisfação ia "estragando" a "proeza" porque a decisão - estou absolutamente seguro - foi a Senhora quem ma insinuou.

Mas logo lhe agradeci como devia, o seu carinho de Mãe.

O meu mal é que estou tão habituado a estas ternuras da minha Mãe do Céu que, às vezes, me esqueço de lhe agradecer.

Pois... mas não ficou por aqui:

Saí para a rua e fui ao supermercado!

O que tem isso de especial? Toda agente vai ao supermercado!

Mas eu, não! É um autêntico sacrifício, tenho de fazer um esforço.
Foi o que fiz.
Ainda bem.
Estou contente.

Fiz o que devia fazer.

(AMA, reflexões, 2017)




07/04/2019

Temas para reflectir e meditar


Resultado de imagem para confissõesConfissões



Talentos

…/2

(A vaidade ou "gabarolice", aberta ou insinuada.)

Sem dúvida que me é muito difícil resistir à tentação de me referir às minhas capacidades, os meus talentos, o que faço, os êxitos que alcanço.

Talvez não me gabe propriamente, mas, secretamente, desejo impressionar para que me gabem e admirem.

Procuro uma satisfação íntima, desejo alimentar o meu orgulho.

Luz acesa para que vejam as minhas boas obras - como o Senhor recomendou - e isso deve bastar-me.


(AMA, reflexões, 2017)





06/04/2019

Temas para reflectir e meditar

Resultado de imagem para confissões
Confissões


Talentos

O uso que faço dos "meus" talentos:

Levanta-se um problema logo no início desta reflexão: "os meus talentos"!

Em boa verdade os talentos são meus porque me foram dados gratuitamente, sem qualquer mérito da minha parte, por Deus.

Talvez que alguém aduza que alguns deles fazem parte de herança genética o que se pode aceitar, mas, seja como for, continuam a ser dados, oferecidos.

Acho que os talentos não se adquirem, apenas se desenvolvem e é neste desenvolvimento -  que é sua aplicação prática - que se vão como que afinando e gerando talentos, digamos, paralelos.

Por aqui se vê a importância que realmente tem, aplicar-se a fundo em usar os talentos sobretudo como serviço aos outros, á sociedade.

(AMA, reflexões, 2017)



[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, talvez exame pessoal.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.


27/02/2019

Confissões – 09

Resultado de imagem para confissõesConfissões


Talentos

…/4

Confesso-me acerca do uso dos talentos que tenho?

Talvez... raramente!

Mas deveria fazê-lo amiúde, tão mais amiúde quanto penso que são muitos.


(AMA, reflexões, 2017)



[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, talvez exame pessoal.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.


13/02/2019

Confissões – 10

Resultado de imagem para confissõesConfissões


Talentos

…/3


As omissões!

Algo que refiro sempre quando rezo a "confissão", mas que, talvez, não absorva bem o seu significado.

De facto, deixar de fazer algo que deveria e poderia fazer é um pecado.

Tenho que ter bem presente que o que deixo de fazer pode constituir prejuízo para alguém - para mim próprio - e que é irrecuperável porque mesmo que venha a ser feito por outrem, nunca será como se tivesse sido eu a fazê-lo.

Desperdício de oportunidade e de aplicar um talento que o Senhor expressamente me concedeu para tal.


(AMA, reflexões, 2017)



[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, talvez exame pessoal.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.


16/01/2019

Confissões – 05


Resultado de imagem para confissõesConfissões

Quando me a última vez que me confessei, fiz um propósito.

Estou muito habituado a fazer propósitos, na verdade, não tenho feito outra coisa toda a minha vida.

É fácil.
Um propósito não é uma promessa, mas uma intenção.

Claro, eu sou esperto.
Se faço uma promessa tenho a obrigação de a cumprir.

Se, mais comodamente, faço um propósito fico muito bem comigo mesmo, acho que fiz "uma grande coisa" mas, se me "esquecer" do que me propus, não acontece nada de mais. Apenas um "falhanço", mais um. E pronto.

E... agora? Fiz um propósito concreto.

Vou falhar... mais uma vez?

Tu. Senhor, sabes bem, conheces bem a minha prosápia. Peço-te - atrevo-me a pedir-te - não me "leves a sério", e ajuda-me a ser honesto contigo e a prometer só aquilo que está nas minhas mãos cumprir - e que é bem pouco, como sabes - o que faltar, que é quase tudo, põe-no Tu e, assim, conseguirei.

(AMA, reflexões, 2017)


09/01/2019

Confissões – 04

Resultado de imagem para confissões
Confissões


Nascer de novo

Lembro o que Jesus disse a Nicodemos: Nascer de novo!

Conheço a pergunta e a resposta, por isso me atrevo a desejar com todas as veras da minha alma, aos setenta e seis anos, começar, hoje mesmo, a nascer de novo.

Assim o Senhor, que nunca me falta, me ajude.

(AMA, reflexões, 2017)


02/01/2019

Confissões – 03


Resultado de imagem para confissõesConfissões

Querer mais

O "meu caso" é muito sério!
Quero sempre mais!
Não me contento com o que tenho e que é muito, muitíssimo mais do que alguma vez possa merecer.

Mas, a mais grave deste defeito, é ser mal-agradecido e não ter bem claro que nem pela minha inteligência, simpatia, sabedoria, esperteza... mereço seja o que for!

Não me julgo má pessoa, mas tenho que considerar claramente que poderia ser muito melhor.

(AMA, reflexões, 2017)

18/08/2018

Confissões – 08



Confissões


Talentos

…/3


As omissões!

Algo que refiro sempre quando rezo a "confissão", mas que, talvez, não absorva bem o seu significado.

De facto, deixar de fazer algo que deveria e poderia fazer é um pecado.

Tenho que ter bem presente que o que deixo de fazer pode constituir prejuízo para alguém - para mim próprio - e que é irrecuperável porque mesmo que venha a ser feito por outrem, nunca será como se tivesse sido eu a fazê-lo.

Desperdício de oportunidade e de aplicar um talento que o Senhor expressamente me concedeu para tal.


(AMA, reflexões, 2017)



[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, talvez exame pessoal.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.


28/07/2018

Confissões – 07



Confissões

Talentos

O uso que faço dos "meus" talentos:

Levanta-se um problema logo no início desta reflexão: "os meus talentos"!

Em boa verdade os talentos são meus porque me foram dados gratuitamente, sem qualquer mérito da minha parte, por Deus.

Talvez que alguém aduza que alguns deles fazem parte de herança genética o que se pode aceitar, mas, seja como for, continuam a ser dados, oferecidos.

Acho que os talentos não se adquirem, apenas se desenvolvem e é neste desenvolvimento -  que é sua aplicação prática - que se vão como que afinando e gerando talentos, digamos, paralelos.

Por aqui se vê a importância que realmente tem, aplicar-se a fundo em usar os talentos sobretudo como serviço aos outros, á sociedade.

(AMA, reflexões, 2017)


[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, talvez exame pessoal.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.


21/07/2018

Confissões – 06



Confissões

Vou à Missa

É como digo muitas vezes: vou à Missa!

Está mal?

Não propriamente, porque estou a dar uma informação, mas, é importante que, dentro de mim tal signifique - vou participar na Missa -  e, mais, que pelo meu comportamento, os outros saibam que é o que vou fazer.

Ir à Missa pode ser um hábito social, participar na Missa é uma atitude cristã, a que deve ser.

(AMA, reflexões, 2017)


[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, talvez diário íntimo.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.


30/06/2018

Confissões – 04



Confissões

Nascer de novo

Lembro o que Jesus disse a Nicodemos: Nascer de novo!

Conheço a pergunta e a resposta, por isso me atrevo a desejar com todas as veras da minha alma, aos setenta e seis anos, começar, hoje mesmo, a nascer de novo.

Assim o Senhor, que nunca me falta, me ajude.

(AMA, reflexões, 2017)



[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, exame pessoal.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.


23/06/2018

Confissões – 03



Confissões

Querer mais

O "meu caso" é muito sério!
Quero sempre mais!
Não me contento com o que tenho e que é muito, muitíssimo mais do que alguma vez possa merecer.

Mas, a mais grave deste defeito, é ser mal-agradecido e não ter bem claro que nem pela minha inteligência, simpatia, sabedoria, esperteza... mereço seja o que for!

Não me considero má pessoa, mas tenho que considerar claramente que poderia ser muito melhor.

(AMA, reflexões, 2017)



[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, talvez exame pessoal.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.


16/06/2018

Confissões – 02



Confissões

Poço de orgulho

Com a sua sabedoria de Mãe dizia-me - mais vezes do que gosto de recordar - 'és um poço de orgulho!'

A minha querida Mãe dizia a verdade e, hoje, já com esta idade, reconheço que tinha - e continua a ter - carradas de razão.

O pior, é que me parece, cada vez mais, que este "poço" não tem fundo!


(AMA, reflexões, 2017)



[i] Resolvi passar à escrita um conjunto de reflexões que têm como sub-título:  Confissões

Se se quiser, poderia chamar-se reflexões sobre mim ou, talvez exame pessoal.

Não sei qual será a utilidade para os eventuais leitores - nem isso me preocupa - mas dada a minha condição de viúvo vivendo sozinho, talvez que alguém encontre alguma "pista" de como lidar com situações peculiares.

Exponho-me, é verdade, mas tenho bem presente que 'não há nada escondido que não acabe por se saber ', e, assim, decidi.