Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Comentários ao Evangelho - Lc 11 29-32. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Comentários ao Evangelho - Lc 11 29-32. Mostrar todas as mensagens

21/02/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Quaresma

Evangelho: Lc 11, 29-32

29 Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas. 30 Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração. 31 A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão! 32 Os ninivitas hão-de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é maior do que Jonas.»

Comentários:

Não é a primeira vez que o discurso de Jesus se refere aos sinais que alguns Lhe pedem para confirmar quem diz ser.

E, como quase sempre, as suas palavras são duras e encerram crítica ao comportamento dessa gente.

Na verdade, nunca consta no Evangelho que sinal pediam e isto porque na realidade não estavam interessados em nenhum sinal e, depois, porque não sabiam, sequer, o que pedir.

Por outro lado, é como que uma tentação ao Senhor tal qual como quem faz uma chamada “promessa”: se fizeres isto eu farei aquilo…

Quem pede sinais ou faz “promessas” não faz outra coisa que disfarçar a sua falta de fé.


(AMA, comentário sobre Lc 11, 29-32, 19.10.2017)

16/10/2017

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 11, 29-32

29 Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas. 30 Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração. 31 A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão! 32 Os ninivitas hão-de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é maior do que Jonas.»

Comentário:

'Tenho procurado Deus e nunca o encontrei'

Esta afirmação feita por alguém de grande craveira intelectual - considerado um sábio no seu tempo - encerra o dramatismo da busca incessante de Deus pelo homem.

Digo "dramatismo" porque o princípio está profundamente errado, porque não é preciso procurar Deus porque só se procura o que está escondido, oculto e, Deus, está presente - sempre presente - nas nossas vidas, no ambiente  que nos rodeia, nos outros com quem nos cruzamos nos caminhos da vida.

Não! Não precisamos de procurar Deus... necessitamos encontrá-lo o que é diferente.

O problema, o drama, é que muitos não sabem como O procurar e esperam que Ele Se manifeste de uma forma qualquer que não sabem nem imaginam.

E, ainda o drama, é que se tal acontecer, como O reconhecerão?


(AMA, comentário sobre Lc 11, 29-32, 08.03.2017)







08/03/2017

Evangelho e comentário

Tempo da Quaresma


Evangelho: Lc 11, 29-32

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do Sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».

Comentário:

Poderia atrever-me e dizer que só um tonto poderia não ter muito em conta estas palavras do Senhor.

Em síntese Ele diz-nos para pedir quanto necessitarmos sem receio nem qualquer temor de que o que pedimos seja adequado ou conveniente.

Essa decisão cabe-lhe a Ele e que melhor garantia poderíamos ter de que será a mais correcta e que melhor nos convém?
(ama, comentário sobre Lc 11, 29-32, 18.02.2016)