16/10/2017

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 11, 29-32

29 Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas. 30 Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração. 31 A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão! 32 Os ninivitas hão-de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é maior do que Jonas.»

Comentário:

'Tenho procurado Deus e nunca o encontrei'

Esta afirmação feita por alguém de grande craveira intelectual - considerado um sábio no seu tempo - encerra o dramatismo da busca incessante de Deus pelo homem.

Digo "dramatismo" porque o princípio está profundamente errado, porque não é preciso procurar Deus porque só se procura o que está escondido, oculto e, Deus, está presente - sempre presente - nas nossas vidas, no ambiente  que nos rodeia, nos outros com quem nos cruzamos nos caminhos da vida.

Não! Não precisamos de procurar Deus... necessitamos encontrá-lo o que é diferente.

O problema, o drama, é que muitos não sabem como O procurar e esperam que Ele Se manifeste de uma forma qualquer que não sabem nem imaginam.

E, ainda o drama, é que se tal acontecer, como O reconhecerão?


(AMA, comentário sobre Lc 11, 29-32, 08.03.2017)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.