08/12/2020

Doutrina

 


Culto das imagens: católicos e protestantes

 

A adoração de um só Deus é inculcada desde o livro do Génesis até ao livro do Apocalipse.

 

O Monoteísmo parece ter sido o ponto de partida de todos os sistemas religiosos conhecidos através de documentos confiáveis.

 

O Animismo, o Totemismo e o Fetichismo das classes mais baixas, a adoração da natureza, dos antepassados e dos heróis das nações civilizadas, são formas híbridas de religião desenvolvidas sobre as linhas psicológicas indicadas acima, todas são encarnações das mentes incultas ou cultas, e manifestações de uma noção fundamental, pelo seu nome, e muito acima do homem, projectando desta forma, um poder sobre este o qual depende para o bem e para o mal.

 

Por seu lado o Politeísmo nasce da confusão das segundas causas com a primeira causa, cresce na proporção inversa ao grau de facultades mentais, morre sob a clara luz da razão ou da revelação.

Em alguns dicionários os verbos adorar e venerar costumam confundir-se, muitas vezes relacionam-se como sinónimos ainda que costumem ser completamente diferentes.

 

A ignorância protestante não tem limites, se somamos a isto o desconhecimento por falta de preparação do povo católico encontramos então que uma grande maioria dos nossos fiéis, desconhece as verdades da nossa fé e não tem as ferramentas para a defender. É por isso que ante o avanço progressivo das seitas, dos grupos pseudo cristãos e das ideologias que se encontram dentro do paganismo, não somente é suficiente ter como livro de apoio as Sagradas Escrituras, necessitamos mais, necessitamos livros de Apologética, necessitamos livros de Moral, necessitamos bibliografia Cristológica, Mariológica, necessitamos do Concilio Vaticano II, necessitamos do Catecismo da Igreja Católica e entre outros do Código de Direito Canónico.

Com ele começamos a ilustrar-nos, a preparar-nos e a aprofundar no que é nosso, e naquela da qual, pelo contrário, somos presa fácil daqueles que vêm pregar um evangelho que não é o verdadeiro evangelho de Jesus.

Ora bem, visto tudo anteriormente exposto e supondo que foi fácil de compreender, para que com isso possamos reforçar as nossas verdades de fé, torna-se necessário definir alguns termos que nos enriquecerão no conhecimento que a nossa Igreja reparte.

 

Culto é a reverência que damos a Deus, à Santíssima Virgem Maria Mãe de Deus e aos Santos, na Igreja Católica existem três tipos de cultos, por razão da dignidade diferente daqueles para os quais vai a nossa reverência, estes cultos são:

 

Latria dirigida unicamente à Santa Trindade.

Dulia dirigida especificamente aos Santos, Anjos e Mártires.

Hiperdulia dirigida somente à Santíssima Virgem Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.