Primeiro Mistério
O Baptismo de Jesus
O Baptismo é o sinal indelével que torna a
pessoa humana em membro da Igreja de Cristo.
É a única verdadeira porta de entrada pela
qual nos convertemos em membros
efectivos da Igreja Católica, como se fosse um bilhete de identidade vitalício,
para empregar termos e palavras humanas que são as nossas.
Mas... os “Mistérios Luminosos” que têm de facto a ver
com o Santo Rosário que é uma oração eminentemente Mariana?
Porque não se pode dissociar a Santíssima Virgem do
seu Filho, Jesus Cristo e estes Mistérios que se referem de forma muito
particular à vida pública de Cristo, à implementação do Reino de Deus e à
instituição dos Sacramentos, são como que o "complemento" dos outros
Mistérios.
Exactamente neste primeiro Mistério começa essa
"tarefa" do Salvador.
A água é o elemento natural mais precioso da
humanidade. A sua falta em numerosos locais da terra provoca sofrimentos
indizíveis e não poucas vezes lutas e guerras pela sua posse ou controlo.
Ao servir-se da água como elemento fundamental do
Baptismo e, também, ao aceder recebê-la como sinal visível Jesus avaliza a
fórmula baptismal instituindo com a Sua acção o Sacramento, o primeiro dos sete
que há-de instituir.
Podemos dizer que a Santíssima Trindade quis
"reforçar" a dignidade e importância do Baptismo estando presente
Deus Espírito Santo que sob a forma de pomba desceu sobre o Baptizando, Deus
Filho o Baptizando e Deus Pai que fez ouvir a Sua voz.
Dos sete Sacramentos existem dois que imprimem
carácter, ou seja, são irreversíveis porque transformam o homem em algo
inteiramente diferente do que era antes de o receber.
O Batismo ao introduzir a pessoa no seio da Igreja instituída por Jesus Cristo, dá-lhe uma nobreza e uma dimensão inteiramente novas que jamais perderá mesmo que o deseje.
A patética - para usar uma expressão "suave" - teoria de deixar ao livre arbítrio de cada um o desejo do Baptismo, não o baptizando enquanto criança, configura um risco tremendo de responsabilidade pelo seu futuro eterno.
(ama,
Malta, Abril de 2016)
[1]
São João Paulo II acrescentou estes
“Mistérios” a que chamou da Luz – ou Luminosos– ao Rosário de Nossa Senhora.
Não sei, evidentemente, a razão que terá levado o Santo Pontífice a fazê-lo e
alguém poderá questionar o que têm a ver com o Rosário Mariano. Têm tudo a ver
porque a vida de Nossa Senhora está tão intimamente unida à do Seu Filho, nosso
Salvador, que me parece muito lógico e adequado. Os Cinco Mistérios levam-nos a
considerar, principalmente, a instituição dos sacramentos que Jesus nos quis
deixar como preciosos e imprescindíveis meios para obter a Salvação Eterna que
nos ganhou na Cruz.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.