22/05/2020

Virtudes 5


Fortaleza 5

Omnia sustineo propter electos (2Tm 2, 10)
A Virgem dolorosa é testemunha fiel do Amor de Deus, e ilustra muito bem o acto mais típico da virtude da fortaleza, que consiste em resistir (sustinere) (Cf. Ángel Rodriguez Luño, Scelti in Cristo per essere santi. III. Morale speciale, EDUSC, Roma 2008, p. 291) ao desfavorável, ao desagradável, ao doloroso. É um perseverar no bem, porque sem o bem não há felicidade. Para o cristão a felicidade identifica-se com a contemplação da Trindade no céu.
Em Santa Maria cumprem-se as palavras do Salmo: si consistant adversum me castra, non timebit cor meum… se todo um exército se virar contra mim, o meu coração não temerá. (Sl 26, 3) Também São Paulo, antes de chegar ao supremo testemunho de Cristo, se exercitou durante a sua vida neste ato característico da fortaleza, até poder afirmar: “pelo que tudo suporto por amor dos escolhidos”. (2 Tm 2, 10)
Para revelar este aspeto da virtude (a resistência), a Sagrada Escritura costuma referir-se à imagem da rocha. Jesus , numa das suas parábolas alude à necessidade de construir sobre a rocha, ou seja, não só escutar a palavra, mas esforçar-se por pô-la em prática. (Cf. Lc 6, 47-49) Entende-se que, em última análise, a rocha é Deus, como não cessa de repetir o Antigo Testamento (Cf. 1 Sm 2, 2; 2 Sm 22, 47; Dt 32, 4; Hab 1, 12; Is 26, 4; Sl 27, 1; Sl 30, 3-4; Sl 61, 3.7-8; Sl 94,22; Sl 144, 1; etc): “Minha rocha e meu baluarte, meu libertador, meu Deus, o rochedo em que me amparo, meu escudo, força de minha salvação”. (2 Sm 22, 2-3; cf. Sl 18, 3) Não surpreende então que São Paulo chegue a afirmar que a rocha é o próprio Cristo, (1Cor 10, 4) o qual é “força de Deus”. (1 Cor 1, 24)
Para resistir nas dificuldades a fortaleza provém, pois, da união com Cristo pela fé, como indica São Pedro: resistite fortes in fide!, resisti-lhe fortes na fé. (1 Pd 5, 9) Deste modo, pode dizer-se que o cristão se converte, como Pedro, na rocha em que Cristo se apoia para construir e sustentar a sua Igreja. (Cf. Mt 16, 18)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.