27/03/2020

Leitura espiritual

Pensamentos para a vida diária

Felicidade 5

Capítulo V


Exagera-se a importância dos conflitos e opiniões.
2 -

Esquecimento dos fins:

Se o engenheiro do serviço de abastecimento de água a uma cidade deixasse de importar com o que as bombas fornecessem água aos cidadãos ou deixassem de a fornecer, não seria de estranhar que chegasse ao cúmulo de não compreender os motivos dos protestos e da indignação que se manifestariam, ao verem secas as torneiras e vazios os lavatórios.
O assassino que não admite o princípio basilar de que a vida humana é sagrada, também não consegue perceber por que razão a sociedade é tão “negativa” para com ele.
O maquinista de um comboio que entenda ter direito a não se preocupar com o destino da composição que conduz, tanto lhe importando conduzi-lo para Nova Iorque como para São Francisco da Califórnia, também não admitirá que os passageiros indignados sejam “reaccionários” por entenderem que o combóio deve ir para o destino prefixado.

Quando os cidadãos perdem o sentido das proporções e dos valores e deixam de compreender o significado da vida é evidente que não podem entender por que razão o Bem é mais importante que o Mal… e, daqui, o reduzirem o critério moral ao nível de uma competição desportiva vai menos que um passo.

Desde que se esquece o fim ou o objectivo da vida, apenas a escolha dos meios terá algum interesse.
Então, a força passará a ser mais importante que o direito, e é por isso que a nossa capacidade científica capaz de produzir energia atómica é maior que a nossa capacidade moral para decidir como deve ser usada essa energia.

Se os homens esquecerem que a função de uma cadeira é servir para as pessoas se sentarem, poderão todos viver em paz – e em pé na mesma sala.
Porém se, além de esquecerem esta utilidade da cadeira, lhe atribuírem outar utilidade bem diferente, numa desordem, a cadeira, poderá transformar-se em arma de combate: um contendor poderá achar que é um instrumento apropriado para escavacar a restante mobília e, o seu opositor aproveitará para atingir algumas cabeças.

Uma segunda causa que faz com que os homens se preocupem mais com os conflitos de opiniões que com a afirmação dos princípios reside na vacuidade angustiante dos corações.
Porque o mundo exterior perdeu a compreensão do seu verdadeiro destino, o mundo do homem é feito de irritação e desalento.
Os homens para terem uma compensação – quando não para se vingarem, ou para se equilibrarem na sensação e vácuo – procuram criar no mundo exterior a mesma desordem que lhes vai na alma e assim é que, segundo escreveu Pranz Werfel [1]: «cada um procura fugir do seu mundo interior, cujo vazio é mais doloroso que o do mundo exterior, pois que neste há, pelo menos, ruído e agitação». [2]

Quando a alma do homem sai da sua órbita predestinada, converte-se num instrumento de destruição.
Enquanto procura servir a Deus e amar o próximo, goza uma paz íntima; porém, quando a alma se afasta da trajectória que Deus lhe marcou transforma- se numa fonte explosiva de confusão caótica.

Uma casa vazia é triste por que não tem ninguém que a ponha em ordem e lhe dê calor.
Assim também, quando a alma está vazia, encontra-se mergulhada na escuridão da tristeza.
Criada para o Infinito, nada do que seja finito poderá satisfazê-la completamente.
Se apenas a orientasse o amor, em vez de obedecer a caprichos e apetites que também, para muito homens, constituem razão de vida, haveria muito mais paz e mais contentamento verdadeiro.

A paz é a tranquilidade e o esplendor da ordem, na definição de São Tomás de Aquino, e a ordem implica a subordinação dos sentidos à razão, da razão à fé, do corpo à alma, e de tudo a Deus.

O que caracteriza a decadência é a incapacidade dos homens em compreenderem a posição que Deus lhes destinou na criação e para se conformarem com essa posição>:é o facto de se interessarem mais pela música que Nero tocava que pelo incêndio que entretanto destruía Roma.

As contendas das crianças derivam da falta de amor; as disputas e batalhas dos homens resultam da carência do espírito.
E é opor isso que os problemas da vida de cada homem e os das histórias dos homens têm que ser resolvidos pela força, em vez de pela razão.

Na vida familiar, as crianças que brigam merecem repreensão e castigo; menos, porém, que os pais, quando estes ficam indiferentes, assistindo ao espectáculo como se fosse coisa digna de apreço.
E se a nossa democracia americana se transforma em arena onde só os políticos conflituosos consigam conquistar atenções e aplausos, é caso para ficarmos de sobreaviso, pois bem pode acontecer que a vítima seja a própria democracia.


Fulton J. Sheen, Thoughts for dayly living, (tradução por AMA)


[1] Franz Viktor Werfel, 10.09.1890 Praga / 26.08.1945 Beverly Hills.
[2] Between Heaven and Earth


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