28/08/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM


Santo Agostinho – Doutor  da Igreja

Evangelho: Mt 23, 27-32

Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque sois semelhantes a sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a podridão. Assim sois vós também: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e maldade. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas e ornamentais os túmulos dos justos; e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’. Assim dais testemunho contra vós mesmos, confessando que sois os filhos daqueles que mataram os profetas. Completai então a obra dos vossos pais».

Comentário:

O Senhor não se coíbe na sua apreciação do comportamento dos fariseus.

Não serão todos evidentemente porque, como em todas as classes ou grupos sociais, há pessoas correctas e com são critério.

Mas infelizmente e sobretudo naquele tempo, o serem uma classe dominante perverteu a sua "missão" de chefes do povo preocupando-se mais com as aparências que com o exemplo que deveriam dar.

Assim, desviando a verdadeiras questões e iludindo os problemas concretos, contribuíram fortemente para que o povo anónimo fosse considerado por Cristo como «ovelhas perdidas sem pastor».


(AMA, comentário sobre MT 23, 27-32, 26.08.2015)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.