16/06/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM


SANTÍSSIMA TRINDADE

Evangelho: Jo 16, 12-15

12 «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. 13 Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. 14 Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. 15 Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: ‘Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer’.»

Comentário:

Neste Domingo em que a Santa Igreja celebra a Santíssima Trindade, parece muito adequado este trecho do Evangelho de São João.

Por muito que possa dizer ou tentar explicar, as palavras de Cristo serão sempre – naquela altura – algo misterioso e dificilmente incompreensível.

Por isso lhes fala abertamente no Espírito Santo que tudo virá esclarecer e tornar compreensível.

Ele – o Espírito de Deus – terá essa principal missão de tornar os mistérios divinos acessíveis e, mais, perfeitamente claros sem o que, os Apóstolos e, depois, nós ficaríamos na sombra da dúvida e falta de motivos sólidos e iniludíveis para acreditar.

Foi o que aconteceu e acontece todos os dias, Ele, o Espírito Santo, continua a iluminar a Santa Igreja com as luzes necessárias e bastantes para que possa, com segurança, guiar o povo de Deus pelo caminho certo.

(AMA, comentário sobre Jo 16, 12-15, 21.03.2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.