17/05/2019

Evangelho e comentário



TEMPO DE PÁSCOA




Evangelho: Jo 14, 1-6

1 Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar? 3 E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também. 4 E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.» 5 Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?» 6 Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.

Comentário:

Sabemos, evidentemente, que a vida eterna é um mistério para nós, enquanto neste mundo, impenetrável. Mas nada nos coíbe – eu diria até que nos convém muito – pensar não com o objectivo de decifrar ou compreender totalmente mas sim de nos aproximar cada vez mais de algo que, também cada vez mais, estará próximo.

Jesus Cristo fala-nos da vida eterna, fala-nos das moradas que terá preparadas para cada um, do lugar específico que nos tem reservado.

Eu, pessoalmente, entendo isto, como uma definição suprema da Ordem divina. Ou seja, que a vida eterna não é algo informe e amálgamo onde estarão mais ou menos amontoados como num depósito os santos que alcançam o Céu.
Não faria qualquer sentido pensar o que o Senhor que nos conhece desde o princípio de tudo o criado pelo nosso nome e que oferece a Sua Vida por cada um em particular nos deixasse como que abandonados – felizes, é certo – uma vez alcançado o que nos prometeu como prémio.

O Amor que se viverá na vida eterna será de tal forma absorvente, total, esmagador… que não deixará espaço a nada mais, a nenhum sentimento, a nenhum desejo, a nenhuma vontade.

O Gozo do Amor de Deus completará totalmente a nossa vida na eternidade.


(AMA, comentário sobre Jo 14, 1-6, 27.04.2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.