26/04/2019

Leitura espiritual


BUDISMO

B. PRÁTICA BUDISTA

3. O caminho óctuplo.

- No budismo é chamado assim a estrada que leva à cessação do sofrimento através da elevação da mente. Isto é para purificar as opiniões, ideias, linguagem, acção, memória, meditação, etc. Resumindo: sabedoria, conduta ética e meditação pura.

4. O que é praticado no budismo?

- Um praticante budista é caracterizado por duas actividades: o estudo dos ensinamentos de Buda e o exercício do caminho óctuplo, a meditação principalmente.

5. Como é a meditação no budismo?

- É importante e peculiar. Às vezes é uma técnica de yoga, às vezes um esforço para não pensar em nada. Difere da oração ou meditação cristãs.

6. O que é o Nirvana?

- No budismo, o Nirvana é o objectivo final perseguido por um budista. Depois de anos de yoga, sacrifícios e meditação, o budista sai em cima dele, todo desejo, até mesmo da vida, e está entrando em um novo estado chamado Nirvana, que superou o sofrimento.

C. TEORIAS DO BUDISMO

1. Onde está a doutrina do budismo?

- Os 84.000 ensinamentos de Buda estão contidos nos textos chamados sutras ou suttas. A coleção pali está completa. Eles também são abundantes em textos sânscritos.

2. Como é a existência no budismo?

- No budismo nada é permanente, tudo flui. Não há Deus nem nada, nem indivíduos nem seres. Há apenas mudança, junto com o sofrimento que você quer mudar.

3. Como é o indivíduo no budismo?

- No budismo, todo homem é um composto de matéria, sensação e percepção, subconsciente e consciência. E essas coisas são removidas e se associam a cada momento sob a lei do karma, de modo que o indivíduo não permanece.

4. O que é karma?

- O karma é a lei de causa e efeito que rege a mudança. Se isso acontecer, a nova composição humana será aprimorada. Assim, a reencarnação é contínua sem morte para impedi-la.

5. A cadeia de doze causas.

- Além das quatro nobres verdades, esta cadeia de geração condicional ocupa um lugar central na teoria budista. Por isso, em alguns mosteiros budistas representou uma roda dividida em doze sectores. Essas causas ou condições se originam no homem interior: a ignorância, o inconsciente e a consciência, os sentidos e sensações e o desejo sexual. A saída para o exterior é bastante óbvia: do desejo sexual vem o casamento e, daí, a existência; da existência vem o nascimento, a velhice e a morte, com o sofrimento que os acompanha.

D. PERGUNTAS FREQUENTES

1. O budismo é uma religião ou filosofia?

- O budismo busca a perfeição da mente do homem e do amor pelos outros, mas não faz referência a Deus. Portanto, não é religião, mas filosofia. Pode ser confundido com uma religião porque abrange toda a vida e aponta um objectivo final do homem sem Deus. O budismo é uma escola de sabedoria que desenvolve métodos que levam ao nirvana seguindo caminhos de meditação e penitência.

2. O sofrimento e a morte no budismo.

- A morte e a dor são os maiores problemas que precisam ser resolvidos pelo budismo. E em ambos os casos, a solução é a eliminação do desejo.

O caminho óctuplo é a meditação e técnicas de sacrifício que buscam alcançar a insensibilidade à dor, de modo que, mesmo que o sofrimento esteja presente, não há insatisfação em uma pessoa.

Para resolver o problema da morte, o budismo chega à teoria contínua da reencarnação, que termina quando se vai além do desejo de viver.

3. Alguns problemas do budismo.

- Há várias questões em que o budismo tem dificuldade:

A ausência do eu se obscurece na mudança contínua. A ausência de seres igualmente borrados em um fluxo sem fim. (As coisas e as pessoas estão determinadas a afirmar sua existência real contradizem essas teorias budistas).
A visão um tanto negativa do mundo e da perfeição humana: o mundo está cheio de dor e sua perfeição consiste, por sua vez, em desejos. O objectivo final também é um pouco pobre, não sofrer. (A realidade é que o mundo tem muitas coisas bonitas e muitos desejos nobres que não devem ser apagados).
A ausência de referências a Deus removeu a categoria em comparação com as religiões do budismo.

4. Escolas budistas.

- Desde os tempos antigos, o budismo foi dividido em muitas escolas, que são dois ramos principais: o budismo Hinayana e Mahayana. Este último introduziu importantes mudanças feitas em parte do hinduísmo. Aqui estão dois:
Para o Budismo Mahayana, o santo que consegue alcançar o nirvana não vai para lá, mas por compaixão, é deixado de fora ajudando os outros a serem libertados.
Esse budismo transformou o Buda em um deus e despertou Budas em salvadores. Para o Budismo Vajrayana, os Budas seriam seres sobrenaturais que criaram o mundo para os poderes mágicos de sua mente, como deuses em várias escalas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.