Mostrar mensagens com a etiqueta Budismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Budismo. Mostrar todas as mensagens

26/04/2019

Leitura espiritual


BUDISMO

B. PRÁTICA BUDISTA

3. O caminho óctuplo.

- No budismo é chamado assim a estrada que leva à cessação do sofrimento através da elevação da mente. Isto é para purificar as opiniões, ideias, linguagem, acção, memória, meditação, etc. Resumindo: sabedoria, conduta ética e meditação pura.

4. O que é praticado no budismo?

- Um praticante budista é caracterizado por duas actividades: o estudo dos ensinamentos de Buda e o exercício do caminho óctuplo, a meditação principalmente.

5. Como é a meditação no budismo?

- É importante e peculiar. Às vezes é uma técnica de yoga, às vezes um esforço para não pensar em nada. Difere da oração ou meditação cristãs.

6. O que é o Nirvana?

- No budismo, o Nirvana é o objectivo final perseguido por um budista. Depois de anos de yoga, sacrifícios e meditação, o budista sai em cima dele, todo desejo, até mesmo da vida, e está entrando em um novo estado chamado Nirvana, que superou o sofrimento.

C. TEORIAS DO BUDISMO

1. Onde está a doutrina do budismo?

- Os 84.000 ensinamentos de Buda estão contidos nos textos chamados sutras ou suttas. A coleção pali está completa. Eles também são abundantes em textos sânscritos.

2. Como é a existência no budismo?

- No budismo nada é permanente, tudo flui. Não há Deus nem nada, nem indivíduos nem seres. Há apenas mudança, junto com o sofrimento que você quer mudar.

3. Como é o indivíduo no budismo?

- No budismo, todo homem é um composto de matéria, sensação e percepção, subconsciente e consciência. E essas coisas são removidas e se associam a cada momento sob a lei do karma, de modo que o indivíduo não permanece.

4. O que é karma?

- O karma é a lei de causa e efeito que rege a mudança. Se isso acontecer, a nova composição humana será aprimorada. Assim, a reencarnação é contínua sem morte para impedi-la.

5. A cadeia de doze causas.

- Além das quatro nobres verdades, esta cadeia de geração condicional ocupa um lugar central na teoria budista. Por isso, em alguns mosteiros budistas representou uma roda dividida em doze sectores. Essas causas ou condições se originam no homem interior: a ignorância, o inconsciente e a consciência, os sentidos e sensações e o desejo sexual. A saída para o exterior é bastante óbvia: do desejo sexual vem o casamento e, daí, a existência; da existência vem o nascimento, a velhice e a morte, com o sofrimento que os acompanha.

D. PERGUNTAS FREQUENTES

1. O budismo é uma religião ou filosofia?

- O budismo busca a perfeição da mente do homem e do amor pelos outros, mas não faz referência a Deus. Portanto, não é religião, mas filosofia. Pode ser confundido com uma religião porque abrange toda a vida e aponta um objectivo final do homem sem Deus. O budismo é uma escola de sabedoria que desenvolve métodos que levam ao nirvana seguindo caminhos de meditação e penitência.

2. O sofrimento e a morte no budismo.

- A morte e a dor são os maiores problemas que precisam ser resolvidos pelo budismo. E em ambos os casos, a solução é a eliminação do desejo.

O caminho óctuplo é a meditação e técnicas de sacrifício que buscam alcançar a insensibilidade à dor, de modo que, mesmo que o sofrimento esteja presente, não há insatisfação em uma pessoa.

Para resolver o problema da morte, o budismo chega à teoria contínua da reencarnação, que termina quando se vai além do desejo de viver.

3. Alguns problemas do budismo.

- Há várias questões em que o budismo tem dificuldade:

A ausência do eu se obscurece na mudança contínua. A ausência de seres igualmente borrados em um fluxo sem fim. (As coisas e as pessoas estão determinadas a afirmar sua existência real contradizem essas teorias budistas).
A visão um tanto negativa do mundo e da perfeição humana: o mundo está cheio de dor e sua perfeição consiste, por sua vez, em desejos. O objectivo final também é um pouco pobre, não sofrer. (A realidade é que o mundo tem muitas coisas bonitas e muitos desejos nobres que não devem ser apagados).
A ausência de referências a Deus removeu a categoria em comparação com as religiões do budismo.

4. Escolas budistas.

- Desde os tempos antigos, o budismo foi dividido em muitas escolas, que são dois ramos principais: o budismo Hinayana e Mahayana. Este último introduziu importantes mudanças feitas em parte do hinduísmo. Aqui estão dois:
Para o Budismo Mahayana, o santo que consegue alcançar o nirvana não vai para lá, mas por compaixão, é deixado de fora ajudando os outros a serem libertados.
Esse budismo transformou o Buda em um deus e despertou Budas em salvadores. Para o Budismo Vajrayana, os Budas seriam seres sobrenaturais que criaram o mundo para os poderes mágicos de sua mente, como deuses em várias escalas.

25/04/2019

Leitura espiritual


BUDISMO

A. HISTÓRIA DO BUDA

1. O que é o budismo?

- A palavra budismo vem do buddhi, que significa acordar nesse sentido, o budismo é a filosofia do despertar. O budismo é assim chamado porque o seu fundador era um homem que em algum momento da suas vida se iluminou. – woke - e foi nomeado Buda (que acordou). Os budistas são seguidores de Buda.

2. História de Buda.

- Buda foi um homem nascido em 563 aC. O seu nome era Siddhartha Gautama. Desde tenra idade ele mostrou grande inteligência. De acordo com os costumes da época, ele se casou aos 16 anos. Tinha uma esposa e um filho. Morava no norte da Índia em um ambiente luxuoso. Mas ele viu o sofrimento dos outros, teve uma crise e decidiu sair em busca da verdade. Deixou a sua família e sentou-se aos pés de professores religiosos na sua região. Foi o grande começo. Tinha 29 anos.

Esses professores ensinaram-lhe muitas coisas, mas ninguém sabia a causa do sofrimento e como superar. Após seis anos de estudo, meditação e forte asceta, teve uma experiência em que a ignorância desapareceu e subitamente entendeu. A partir daquele dia foi chamado Buda, o Iluminado. Esta iluminação ocorreu ao pé de uma figueira, que se tornou árvore sagrada do budismo.

Desde então, viajou pelo norte da Índia, ensinando o que havia descoberto. A sua compaixão e paciência eram lendárias e tinha milhares de seguidores. Morreu em 483 AEC, aos oitenta anos de idade, doente, mas feliz e em paz.

3. Buda era um deus?

- Não foi um deus. Buda, não proclamou Deus ou o mensageiro de Deus. Ele foi um homem que aperfeiçoou e ensinou que, se seguirmos seu exemplo, podemos alcançar a perfeição. Antes da iluminação era um iogue e praticava ioga, e então insistia em meditação.

4. Eles adoram Buda no budismo?

- Os budistas não adoram ou fazem oferendas a Buda. Eles não dão adoração, mas admiração e respeito. Como exemplo, considere o significado de alguns símbolos usados ​​no budismo: as estátuas de Buda convidadas a desenvolver paz e amor em nós, o perfume do incenso lembra a influência generalizada da virtude. A lâmpada indica a luz do conhecimento, as flores murcham simbolizam a impermanência, uma reverência expressa gratidão ao Buda por seus ensinamentos. Essa é a natureza do culto budista.


B. PRÁTICA BUDISTA

(Nós começamos a falar sobre prática, porque a teoria é mais complicada).

1. Como é a ética do budismo?

- A ética budista baseia-se nos cinco preceitos: respeito pela vida, não aceita o que não me é dado, corrige o comportamento sexual (que não é prejudicial para os outros nem para mim), não fala de maneira prejudicial (mentira, grosseria, exibição, fofoca, conversa fiada), e não tomar intoxicantes (alterar a mente e ameaçar quebrar os outros preceitos).

2. As Quatro Nobres Verdades.

- No Budismo são nomeadas as seguintes declarações:

Tudo o que existe está sujeito a dor, sofrimento.
A origem do sofrimento é o desejo. (sede, luxúria, ansiedade pela vida).
A dor pode ser excluída (fora desses desejos).
Para extinguir o sofrimento, deve-se seguir a estrada das oito trilhas.