09/04/2019

Evangelho e comentário



TEMPO DA QUARESMA



Evangelho: Jo 8, 21-30

21 Uma outra vez, Jesus disse-lhes: «Eu vou-me embora: vós haveis de procurar-me, mas morrereis no vosso pecado. Vós não podereis ir para onde Eu vou.» 22 Então, os judeus comentavam: «Será que Ele se vai suicidar, dado que está a dizer: ‘Vós não podeis ir para onde Eu vou’?» 23 Mas Ele acrescentou: «Vós sois cá de baixo; Eu sou lá de cima! Vós sois deste mundo; Eu não sou deste mundo. 24 Já vos disse que morrereis nos vossos pecados. De facto, se não crerdes que Eu sou o que sou, morrereis nos vossos pecados.» 25 Perguntaram-lhe, então: «Quem és Tu, afinal?» Disse-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que já vos estou a dizer! 26 Tenho muitas coisas que dizer e que julgar a vosso respeito; mas do que falo ao mundo é do que ouvi àquele que me enviou, e que é verdadeiro.» 27 Eles não perceberam que lhes falava do Pai. 28 Disse-lhes, pois, Jesus: «Quando tiverdes erguido ao alto o Filho do Homem, então ficareis a saber que Eu sou o que sou e que nada faço por mim mesmo, mas falo destas coisas tal como o Pai me ensinou. 29 E aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou só, porque faço sempre aquilo que lhe agrada.» 30 Quando expunha estas coisas, muitos creram nele.

Comentário:

Fica evidente que – segundo afirma o Evangelista – as palavras e explicações de Jesus são claras e compreensíveis e não herméticas como muitos querem fazer crer:
«Quando expunha estas coisas, muitos creram nele.»

Embora não especifique “estes muitos” torna-se evidente que estes se contarão entre o povo simples e anónimo e não entre a maioria daqueles que O interpelam e contestam.

Mas também “estes” não podem deixar de tomar boa nota das respostas de Jesus.
Se as aceitam e tentam compreender, ou, pelo menos, fazem um esforço para entender, essa… é outra questão que só a eles respeita e responsabiliza.

(AMA, comentário sobre Jo 8, 21-30, 17.01.2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.