03/01/2019

Evangelho e comentário


TEMPO DE NATAL



Santíssimo nome de Jesus



Evangelho: Jo 1, 29-34

29 No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30 É aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.’ 31 Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» 32 E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. 33 E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo’. 34 Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»

Comentário:

Parece algo misteriosa a declaração de João no versículo 33.

A quem se refere o Evangelista quando diz «O que me mandou baptizar em água» e, mais ainda, como pode dizer que não co­nhecia Jesus Cristo se eram primos e com apenas seis meses de diferença de idade?

Na resposta à primeira questão parece óbvio concluir que o Bap­tista se refere ao Espírito Santo e, quanto à segunda, nada pode levar a presumir-se que os dois primos não se conheciam mas sim que João ignorava que Jesus era o Messias prometido.

A revelação de Jesus Cristo aos homens como o Salvador tem um tempo e um método:

O tempo é este, o do Seu próprio Baptismo.
O método é que o anúncio seja feito por alguém que reúna o maior crédito junto dos judeus, como, de facto, acontecia na figura de João.

(ama, comentário sobre Jo 1, 29-34, 2015.01.03)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.