02/12/2018

Evangelho e comentário


Tempo do ADVENTO


Evangelho: Lc 21, 25-28. 34-36

25 «Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar; 26 os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. 27 Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima.»
34 «Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, 35 como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. 36 Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»

Comentário:

Jesus Cristo continua o seu discurso sobre a parusia: os últimos tempos.

Não é Sua intenção, seguramente, anunciar catástrofes nem acontecimentos terríveis mas, bem ao contrário avisar, preparar os homens para o que inevitavelmente acontecerá.

Tal como Ele próprio diz, os homens ficarão aterrados e sem saber onde encontrar refúgio ou salvação.

Nestes três séculos que distam desta palavras do Senhor lembremos quantas situações de gravidade e desvario não aconteceram ao longo da história levando muitas vezes os homens a considerarem-se perdidos e sem Norte.

Todas as coisas aconteceram ou acontecerão e nem por isso o Senhor deixa uma nota de esperança que se resume simplesmente na oração contínua e perseverante.

Único meio de salvação, caminho certo e seguro de encarar esses momentos de caos e desatino.


(AMA, comentário sobre Lc 21, 25-28. 34-36, 24.10.2018)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.