19/11/2018

Leitura espiritual

Resultado de imagem para são francisco de assis
LEGENDA MAIOR 

Vida de São Francisco de Assis

ALGUNS MILAGRES REALIZADOS APÔS A MORTE DE SÃO FRANCISCO

CAPÍTULO VII

CEGOS QUE RECOBRARAM A VISTA

1. No convento dos franciscanos de Nápoles, havia um Irmão chamado Roberto, que por muitos anos viveu cego.
Em seus olhos haviam-se formado umas excrescências carnosas que impediam o uso e o movimento das pálpebras.
Muitos Irmãos por lá costumavam passar como hóspedes ao se dirigirem a diversas partes do mundo, quando aconteceu que o bem-aventurado Francisco, espelho de perfeita obediência, a fim de animar os Irmãos em seus empreendimentos por meio de um milagre, curou em presença de todos aquele Irmão cego, da seguinte maneira:
Frei Roberto, às portas da morte, jazia em sua cama e já se lhe havia feito a encomendação da alma, quando se aproximou o seráfico Pai com três outros Irmãos, homens de grande santidade: Santo António, Frei Agostinho e Frei Tiago de Assis, que assim como o tinham seguido perfeitamente durante a vida, assim também o acompanharam alegres após a morte.
São Francisco tomou uma faca e cortou ao enfermo toda a carne supérflua dos olhos, restituiu-lhe a saúde junto com a vista, livrou-o da morte e lhe disse:
“Roberto, meu filho, esta graça que te concedi para servir de sinal para nossos Irmãos que partem para regiões distantes onde os precederei e dirigirei todos os seus passos.
Irão, pois, felizes, e cumprirão com ânimo alegre o mandamento da santa obediência”.

2. Em Tebas, cidade da Grécia, havia uma mulher cega, que costumava jejuar a pão e água na vigília de São Francisco.
Ao amanhecer de um desses dias festivos, foi ela conduzida por seu marido à igreja dos Irmãos menores.
Ouvia ela a missa, e à hora da elevação do corpo de Cristo, abriu os olhos e o viu com toda clareza, fez um acto de profunda adoração, e disse em voz alta: “Graças sejam dadas a Deus e a seu servo Francisco, pois tenho a felicidade de ver a hóstia consagrada”.
A essas palavras os presentes prorromperam em exclamações de alegria. Terminada a missa, voltou a mulher para sua casa com imenso júbilo na alma e claríssima luz nos olhos.
A felicidade daquela senhora era enorme não só por haver recuperado a vista corporal, mas também porque mediante a intercessão de São Francisco e ajudada por sua fé merecera contemplar acima de tudo aquele augusto e divino sacramento, que encerra em si aquele que é a Luz verdadeira e inextinguível das almas.

3. Um menino de catorze anos de Pofi, na Campania, por um trauma repentino, ficou totalmente cego do olho esquerdo.
Pela violência da dor, saíra-lhe o olho da órbita, pendendo oito dias sobre a face na largura de um dedo, por causa do afrouxamento do nervo. Não havia outro remédio senão operar, na opinião dos cirurgiões.
Vendo isso, o pai do menino apegou-se confiante à protecção de São Francisco, que não deixou de atender às súplicas do seu devoto, advogado que é sempre dos necessitados. Com um prodígio extraordinário, recolocou em seu lugar o olho enfermo, restituindo-lhe a visão perfeita.

4. Naquela mesma região, em Castro dei Volsci, uma viga muito pesada desprendeu-se de uma altura e caiu sobre a cabeça de um sacerdote, cegando-lhe o olho esquerdo.
Caído no chão, o paciente começou a chamar em alta voz e angustiado a São Francisco: “Socorro, Pai santíssimo, para que eu possa ir ... tua festa, como prometi aos teus Irmãos!”
Deu-se isso na vigília da festa do santo, e o sacerdote levantou-se inteiramente são, dando gritos de alegria e acção de graças, causando grande surpresa e júbilo a todos os presentes que se haviam compadecido de sua miséria.
Assistiu à festa do santo, narrando a todos a estupenda maravilha que com ele havia realizado.

5. Certo homem de Monte Gargano trabalhava em sua vinha e, ao cortar uma acha de madeira, feriu-se na vista, de modo que esta se partiu ao meio, ficando uma parte pendente.
Perdeu a esperança de curar o seu mal por meios humanos, e prometeu solenemente a São Francisco jejuar em sua festividade caso o socorresse.
Fez a promessa e logo ficou curado: o olho se recompôs em seu devido lugar, adquiriu perfeita visão e nenhum sinal ficou de lesão.

6. O filho de um nobre, cego de nascença, conseguiu a visão tão desejada pelos méritos de São Francisco.
E por haver conseguido assim a visão, deram-lhe o nome de Iluminado.
Ao chegar mais tarde à idade competente, e muito grato pelo benefício recebido, vestiu o hábito da Ordem de São Francisco e adiantou-se tanto em luz de graça e virtudes, que com razão parecia filho da própria Luz.
Enfim, pelos méritos de Francisco, aquele princípio tão santo teve um fim ainda mais santo.

7. Em Zancato, perto de Anagni, um cavaleiro de nome Geraldo perdera totalmente a vista. Dois Irmãos menores que acabavam de chegar de além-mar foram à casa daquele cavaleiro pedir hospedagem. Toda a família os recebeu com devoção e com grande afabilidade foram tratados por amor a São Francisco.
Depois de dar graças ao Senhor e a seus bons hóspedes, foram ao convento mais próximo.
Algum tempo depois, São Francisco apareceu certa noite em sonho a um daqueles Irmãos, dizendo-lhe: “Levanta-te e vai depressa à casa de nosso hóspede que na vossa pessoa nos recebeu a Cristo e a mim, pois quero cumprir com ele os deveres da piedade.
Sabei que ficou cego por suas culpas, que não procurou expiar com a confissão sacramental”. Desapareceu São Francisco e o Irmão, sem perda de tempo, se levantou para cumprir junto com seu companheiro a ordem recebida.
Chegados à casa do hóspede, referiram todos os detalhes do sonho que um deles havia tido. O homem ficou admirado, confirmando ser verdade tudo o que lhe referia o Irmão, e, derramando copiosas lágrimas, confessou-se com viva dor de suas culpas.
Por fim, prometeu emendar-se e mudar de vida, e no mesmo instante recobrou a vista.
Espalhou-se por toda parte a fama deste milagre.
Muito cresceu a devoção a São Francisco e grande número de pessoas sentiu-se estimulado à humilde e sincera confissão de seus pecados.

ACRÉSCIMO POSTERIOR

7. Em Assis, um homem acusado falsamente de furto foi condenado à cegueira total por decreto do juiz de Assis, Otaviano; a sentença foi executada pelo cavaleiro Otão e oficiais de justiça.
Estes forçaram ao condenado os olhos para fora das órbitas e amputaram-lhe os nervos oculares com uma faca.
A seguir o pobre homem foi levado diante do altar de São Francisco a quem o infeliz pediu que o socorresse.
Disse que era inocente e pela intercessão do santo recebeu novos olhos dentro de três dias.
Eram menores, mas a visão era a mesma de sempre.
O cavaleiro Otão prestou juramento acerca do estupendo milagre diante de Tiago, abade de São Clemente, que estava fazendo investigações a respeito por autoridade do bispo Tiago de Tivoli.
Também prestou depoimento Frei Guilherme Romano, ao qual Frei Jerónimo, ministro geral da ordem, ordenou por obediência e sob pena de excomunhão que referisse veridicamente tudo quanto sabia a respeito.
Obrigado a um juramento assim tão solene, em presença de muitos ministros provinciais e de outros Irmãos que gozavam de autoridade, afirmou o que segue:
Quando ainda era leigo, conheceu o homem em questão e verificou que ele tinha os dois olhos. Assistiu em seguida à operação com que o cegaram; e até mesmo, por curiosidade, chegou a revirar com um bastão aqueles olhos lançados no chão.
Depois viu o mesmo homem dotado de novos olhos, que ele recebera por graça da misericórdia divina e com os quais via muito bem.

(cont

São Boaventura
Revisão da versão portuguesa por AMA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.