25/11/2018

Evangelho e comentário


Tempo comum



CRISTO REI


Evangelho: Jo 18, 33-37

33 Pilatos entrou de novo no edifício da sede, chamou Jesus e perguntou-lhe: «Tu és rei dos judeus?» 34 Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?» 35 Pilatos replicou: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos-sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?» 36 Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.» 37 Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»

Comentário:

No dia em que a Liturgia celebra a Festa de Cristo Rei ouvimos da boca de Jesus Cristo a confirmação dessa realidade.

Um Rei é a primeira personalidade de um povo, quem governa, conduz e manda com toda a autoridade esse mesmo povo.

Esta é, por assim dizer, a Sua missão, o Seu encargo.

«Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»

Explica a razão do Seu nascimento, da sua vinda ao mundo assumindo em tudo – menos no pecado – uma personalidade humana.

Mas, este Rei, que nos conduz e nos guia, é, ao mesmo tempo, o Rei de quanto existe, do tempo todo: passado, presente e futuro.

Somos, quer queiramos quer não Seus súbditos e se escutarmos a Sua voz viveremos na Verdade que é a Salvação Eterna.

(AMA, comentário sobre Jo 18, 33-37, 02.10.2018)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.