05/10/2018

Evangelho e comentário


Tempo comum


Evangelho: Lc 10, 13-16

13 Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sídon se tivessem operado os milagres que entre vós se realizaram, de há muito que teriam feito penitência, vestidas de saco e na cinza. 14 Por isso, no dia do juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sídon do que para vós. 15 E tu, Cafarnaúm, porventura serás exaltada até ao céu? É até ao inferno que serás precipitada. 16 Quem vos ouve é a mim que ouve, e quem vos rejeita é a mim que rejeita; mas, quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.»

Comentário:

Impressiona constatar como as palavras do Senhor se confirmam.
Cafarnaum, por exemplo, talvez tenha sido dos locais onde Jesus Cristo terá passado mais tempo, fazendo inúmeros milagres, pregando, falando na Sinagoga, dedicando muito do Seu tempo a doutrinar e instruir aquela gente. E, no entanto, a cidade não correspondeu minimamente aos “esforços” de Jesus que, nos parece, teria uma particular predilecção por aquela gente.

A cidade será completamente arrasada ao pondo de desaparecer do mapa do país.

De facto, não merecia existir!

É o que concluímos e, fazemo-lo porque o Senhor na Sua Suprema justiça ao ver gorados os Seus desejos de tornar Cafarnaum com um exemplo de fidelidade e de fé Se vê, ao contrário, a deixar um exemplo vivo – embora terrível – das consequências de quem nega aceitar o que lhe é proposto com tanta insistência e empenho.

(AMA, comentário sobre Lc 10, 13-16, 06.10.2017)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.