16/09/2018

Evangelho e comentário


Tempo comum


Evangelho: Mc 8, 27-35

27 Jesus partiu com os discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe. No caminho, fez aos discípulos esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?» 28 Disseram-lhe: «João Baptista; outros, Elias; e outros, que és um dos profetas.» 29«E vós, quem dizeis que Eu sou?» - perguntou-lhes. Pedro tomou a palavra, e disse: «Tu és o Messias.» 30 Ordenou-lhes, então, que não dissessem isto a ninguém. 31 Começou, depois, a ensinar-lhes que o Filho do Homem tinha de sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos-sacerdotes e pelos doutores da Lei, e ser morto e ressuscitar depois de três dias. 32 E dizia claramente estas coisas. Pedro, desviando-se com Ele um pouco, começou a repreendê-lo. 33 Mas Jesus, voltando-se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo-lhe: «Vai-te da minha frente, Satanás, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens.» 34 Chamando a si a multidão, juntamente com os discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 35 Na verdade, quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, há-de salvá-la.

Comentário:

Não posso deixar de sentir um carinho muito especial por Pedro.

Tão depressa é louvado e bem-dito pelo Senhor como merece a Sua reprovação contundente.

Pedro é um homem verdadeiro, com o coração nas mãos, a palavra que não retém, o impulso que o leva a assumir atitudes, por vezes, drásticas – como no Horto das Oliveiras atacando à espada os que vinham prender o Mestre – e, ao mesmo tempo, um homem frágil, medroso – como quando tem medo do mar revolto pelo vento impetuoso e pede ao Senhor que lhe estenda a mão – e, cobarde como quando nega por três vezes, no pátio de Caifás, conhecer Jesus.

Em tudo, me parece, que me assemelho com Pedro com as minhas dúvidas, hesitações, impulsos de amor e, ao mesmo tempo, negando, mentindo, fugindo.

Que me dera parecer-me com o Príncipe dos Apóstolos também no meu serviço total e sem condições e levar para frente – apesar do nada que sou – os planos que o Senhor tem para aminha vida.

(ama, Comentário sobre Mc 8, 27-35, 16.02.2017)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.