03/07/2018

Evangelho e comentário


Tempo comum

São Tomé - Apóstolo

Evangelho: Jo 20, 24-29

24 Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.» 26 Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!» 27 Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» 28 Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» 29 Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!»

Comentário:

Ficamos a dever a São Tomé um extraordinário exemplo que deve-mos considerar.

Em primeiro lugar a prudência. Não acreditar em tudo quanto nos dizem - mesmo que quem o faz nos mereça confiança – sem nos assegurar-mos por nós próprios sobre a verdade.
Pode acontecer que quem nos diz algo não querendo enganar-nos pode dar-nos uma informação errada convencido que está correcto o que diz.

Em segundo lugar virá a entrega. Quando se confirma o que nos dizem deixa de haver lugar ou justificação para dúvidas e, honestamente, devemos reconhecer a verdade e agir de acordo sem mais delongas.

(AMA, comentário sobre Jo 20, 24-29, 03.07.2017


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.