11/05/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Páscoa

Evangelho: Jo 16, 20-23

20 Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria! 21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque chegou a sua hora; mas, quando deu à luz o menino, já não se lembra da sua aflição, com a alegria de ter vindo um homem ao mundo. 22 Também vós vos sentis agora tristes, mas Eu hei-de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23 Nesse dia, já não me perguntareis nada. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará. 

Comentário:

Este capítulo 16 do Evangelho escrito por São João dedica largo tempo ao anúncio da futura partida de Jesus Cristo para o Céu acabada a Sua missão na terra.

O Senhor sabe muito bem que este acontecimento causará um misto de tristeza e abandono nos Seus discípulos mais íntimos e procura, com antecedência prepará-los para esses momentos já próximos.

Quer sobretudo incutir-lhes a confiança n’Ele quando lhes diz que esses sentimentos de tristeza e abandono se hão-de converter em alegria e entusiasmo.

Alegria e entusiasmo que, segundo as próprias palavras do Senhor, nada nem ninguém conseguirá retirar-lhes.

(AMA, comentário sobre Jo 16, 20-23, 02.02.2018)