Tempo de Quaresma
Evangelho: Lc 16, 19-31
19
«Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os
dias esplêndidos banquetes. 20 Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão,
coberto de chagas. 21 Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do
rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas. 22 Ora, o pobre morreu
e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi
sepultado. 23 Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e
viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio. 24 Então, ergueu a voz e
disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água
a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas
chamas.’ 25 Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te de que recebeste os teus
bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado,
enquanto tu és atormentado. 26 Além disso, entre nós e vós há um grande abismo,
de modo que, se alguém pretendesse passar daqui para junto de vós, não poderia
fazê-lo, nem tão-pouco vir daí para junto de nós.’ 27 O rico insistiu:
‘Peço-te, pai Abraão, que envies Lázaro à casa do meu pai, pois tenho cinco
irmãos; 28 que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de
tormento.’ 29 Disse-lhe Abraão: ‘Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam!’ 30 Replicou-lhe
ele: ‘Não, pai Abraão; se algum dos mortos for ter com eles, hão-de
arrepender-se.’ 31 Abraão respondeu-lhe: ‘Se não dão ouvidos a Moisés e aos
Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os
mortos.’»
Comentário:
Aí está o fosso
entre o Paraíso e o Inferno impossível de transpor por toda a eternidade!
A exclamação aplica-se porque é tão séria e grave esta
constatação que não admite distracções dos vivos – enquanto têm tempo – para
corrigir o rumo da sua vida. E não valem a pena lamentações, tudo é definitivo.
Convém, portanto, ter bem presente esta realidade:
existe castigo eterno como, de facto, existe ventura eterna e, uma ou outra, só
dependem de nós e do nosso comportamento enquanto vivos.
(AMA, comentário sobre Lc 16, 19-31, Cascais, 26.09.2010)
(AMA, comentário sobre Lc 16, 19-31, Cascais, 26.09.2010)
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