25/02/2018

Leitura espiritual

RESUMOS DA FÉ CRISTà

TEMA 11 Ressurreição, Ascensão e Segunda vinda de Jesus Cristo

4. A Exaltação gloriosa de Cristo: «Subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso»

A Exaltação gloriosa de Cristo compreende a Ascensão, que sucedeu quarenta dias após a Ressurreição [i], e a sua entronização gloriosa no Céu, para partilhar, também como homem, da glória e do poder do Pai e para ser Senhor e Rei da criação.

Quando confessamos no artigo do Credo que Cristo «está sentado à direita do Pai», referimo-nos com esta expressão à «glória e honra da divindade, em cujo seio Aquele que, antes de todos os séculos, existia como Filho de Deus, como Deus e consubstancial ao Pai, tomou assento corporalmente desde que encarnou e o seu corpo foi glorificado» [ii].
Com a Ascensão termina a missão de Cristo, o seu envio entre nós em carne humana para fazer a salvação.
Era necessário que, depois da Ressurreição, Cristo continuasse a sua presença entre nós, para manifestar a sua vida nova e completar a formação dos discípulos.
Mas esta presença termina no dia da Ascensão. No entanto, embora Jesus volte ao céu para o Pai, fica entre nós de vários modos e, principalmente no modo sacramental, na Sagrada Eucaristia.
A Ascensão é sinal da nova situação de Jesus.
Sobe ao trono do Pai para o partilhar, não só como Filho eterno de Deus, mas também enquanto verdadeiro homem, vencedor do pecado e da morte.
A glória que tinha recebido fisicamente com a Ressurreição completa-se agora com a pública entronização nos céus como Soberano da criação, junto do Pai. Jesus recebe a homenagem e o louvor dos habitantes do céu.
Posto que Cristo veio ao mundo para nos redimir do pecado e nos conduzir á perfeita comunhão com Deus, a Ascensão de Jesus inaugura a entrada da humanidade no céu.
Jesus é a Cabeça sobrenatural dos homens, como Adão o foi na ordem da natureza.
Como a Cabeça está no céu, também nós, seus membros, temos a possibilidade real de o alcançar.
Mais ainda, Ele foi para nos preparar um lugar na casa do Pai [iii].

Sentado à direita do Pai, Jesus continua o seu ministério de Mediador universal da salvação.
«Ele é o Senhor que agora reina com a sua humanidade na glória eterna de Filho de Deus, e sem cessar intercede por nós junto do Pai. Envia-nos o Seu Espírito e tendo-nos preparado um lugar, dá-nos a esperança de um dia ir ter com Ele» [iv].

Com efeito, dez dias depois da Ascensão ao céu, Jesus enviou o Espírito Santo aos discípulos conforme a sua promessa.
Desde então, Jesus manda incessantemente aos homens o Espírito Santo, para lhes comunicar o poder vivificador que Ele possui e reuni-los por meio da sua Igreja para formar o único povo de Deus.
Depois da Ascensão do Senhor e da vinda do Espírito Santo no Pentecostes, a Santíssima Virgem Maria foi levada, em corpo e alma, aos céus, pois convinha que a Mãe de Deus, que tinha levado Deus no seu seio, não sofresse, à imitação de seu Filho, a corrupção do sepulcro [v].

A Igreja celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de Agosto.
«A Assunção da Santíssima Virgem é uma singular participação na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos» [vi].
A Exaltação gloriosa de Cristo:
a) Alenta-nos a viver com o olhar posto na glória do Céu: quae sursum sunt, quaerite [vii]; recordando que não temos aqui cidade permanente [viii], e com o desejo de santificar as realidades humanas.
b) Impulsiona-nos a viver com fé, pois sabemo-nos acompanhados por Jesus Cristo, que nos conhece e ama e nos dá, sem cessar, a graça do seu Espírito.
Com a força de Deus podemos realizar o trabalho apostólico que nos encomendou: levá-Lo a todas as almas [ix] e pô-Lo no cume de todas as actividades humanas [x], para que o seu Reino seja uma realidade [xi].
Além disso, Ele acompanha-nos sempre com a sua presença no Sacrário.

5. A segunda vinda do Senhor: «Há-de vir julgar os vivos os mortos»

Cristo Senhor é Rei do universo, mas ainda não lhe estão submetidas todas as coisas deste mundo [xii].

Concede tempo aos homens para provarem o seu amor e fidelidade. No entanto, no final dos tempos, terá lugar o seu triunfo definitivo e o Senhor aparecerá com “grande poder e majestade” [xiii].

Cristo não revelou o tempo nem o momento da sua segunda vinda [xiv], mas anima-nos a estar sempre vigilantes e adverte-nos que, antes desta segunda vinda ou parusia, haverá um último ataque do diabo com grandes calamidades e outros sinais [xv].
O Senhor virá então como Supremo Juiz Misericordioso para julgar os vivos e os mortos: é o juízo universal, em que serão revelados os segredos dos corações, bem como a conduta de cada um com Deus e com o próximo.
Este juízo sancionará a sentença que cada um recebeu a seguir à morte.
Todo o homem será repleto de vida ou condenado para a eternidade, segundo as suas obras.
Assim se consumará o Reino de Deus, pois «Deus será tudo em todos» [xvi].
No juízo final, os santos receberão, publicamente, o prémio merecido pelo bem que fizeram.
Deste modo se restabelecerá a justiça já que, nesta vida, muitas vezes os que fazem o mal, são louvados e os que fazem o bem, desprezados ou esquecidos.
«A mensagem do Juízo final é um apelo à conversão, enquanto Deus dá aos homens “o tempo favorável, o tempo da salvação” [xvii].
Ela inspira o santo temor de Deus, empenha na justiça do Reino de Deus e anuncia a “feliz esperança” [xviii] do regresso do Senhor, que virá “para ser glorificado nos seus santos, e admirado em todos os que tiverem acreditado” [xix]» [xx].

ANTONIO DUCAY
Bibliografia básica
- Catecismo da Igreja Católica, 638-679; 1038-1041.
Leituras recomendadas
- S. João Paulo II, A Ressurreição de Jesus Cristo, Catequese: 25-I-1989, 1-II-1989, 22II-1989, 1-III-1989, 8-III-1989, 15-III-1989. - S. João Paulo II, A Ascensão de Jesus Cristo, Catequese: 5-IV-1989, 12-IV-1989, 19-IV89. - São Josemaria, Homilia «A Ascensão do Senhor aos Céus», em Cristo que Passa, 117126.

Notas





[i] cf. Act 1, 9-10
[ii] São João Damasceno, De Fide Ortodoxa, 4, 2: PG 94, 1104; cf. Catecismo, 663
[iii] cf. Jo 14, 3
[iv] Compêndio, 132
[v] Cf. Pio XII, Const. Munificentissimus Deus, 15-VIII-50: DS 3903.
[vi] Catecismo, 966
[vii] Cl 3, 1
[viii] Heb 13, 14
[ix] cf. Mt 28, 19
[x] cf. Jo 12, 32
[xi] cf. 1 Cor 15, 25
[xii] cf. Heb 2, 7; 1 Cor 15, 28
[xiii] cf. Lc 21, 27
[xiv] cf. Act 1, 7
[xv] cf. Mt 24, 20-30; Catecismo, 674-675
[xvi] 1 Cor 15, 28
[xvii] 2 Cor 6, 2
[xviii] Tt 2,13
[xix] 2 Ts 1, 10
[xx] Catecismo, 1041

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.