20/01/2018

Leitura espiritual

CAPÍTULO IV

«ELE É O VERDADEIRO DEUS
E A VIDA ETERNA»

Divindade de Cristo e anúncio da eternidade

2 . Cristo, síntese de eternidade e tempo

1.   Dos dois “tempos” às duas “naturezas” de Cristo.

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Logo que nos predispomos para a tarefa de partirmos da Bíblia, na mira de um renovado anúncio sobre Jesus Cristo, começamos a fazer descobertas surpreendentes. De facto, vemos como são enormes as possibilidades que ela ainda oferece para um discurso moderno e existencial sobre Cristo e, por conseguinte, sobre o homem, como sementes preparadas para germinar e frutificar.

Os estudiosos da natureza e das plantas ficam maravilhados perante tudo aquilo que está contido numa pequena semente e que a ciência nela vai descobrindo cada vez mais. Se tivéssemos de escrever todas as informações contidas numa semente, daí resultaria uma espécie de enciclopédia. Tudo nela está programado até ao pormenor. É como se fosse um computador natural, no qual se encontra memorizado um volume incalculável de dados: como e quando germinar, que frutos dar, de que cor e de que sabor, de que dimensões, como reagir a este ou àquele agente estranho, como adaptar-se a um clima diferente. Por vezes estas informações mantêm-se operantes durante séculos, se é verdadeira a notícia segundo a qual foram encontrados grãos de trigo ainda com capacidade para germinar, nas antigas pirâmides do Egipto.
Sob o impulso da actual crise ecológica, veio a descobrir-se como um melhor conhecimento da semente, dos seus recursos e dos seus aliados naturais, nos pode ajudar a intervir menos violentamente sobre a planta, através de antiparasitários que não só envenenam o terreno como também, a pouco e pouco, prejudicam a própria planta.

A mensagem revelada é também ela uma semente.
O próprio Jesus compara-a «à mais pequena de todas as sementes» [i] e compara-Se a Si mesmo a um grão de trigo lançado à terra [ii].
Como a semente, também a mensagem esconde em si recursos insuspeitos, os quais, depois de dois mil anos, estão ainda bem longe de ser inteiramente explorados por nós.
Isto é válido de modo particular para a cristologia.
No kerigma neotestamentário a respeito de Cristo encontram-se encerradas “informações” que lhe permitem voltar a florir em todas as estações da História e de «se aclimatar a todas as culturas, sem nunca contrariar ou mudar de natureza. Ele possui em si próprio as Suas defesas e não é mantido vivo por intervenções externas e humanas, de natureza polémica e apologética.
Basta pô-lo em condições de utilizar os seus recursos, não o confinando aos livros e às formulações dogmáticas, como que numa estufa, mas, sim, pondo-o em contacto com o terreno vivo e sempre renovado da História e fazendo-o reagir a ele.

Perguntemo-nos, então, como é que se apresenta hoje este terreno vivo da História e o que tem de novo em comparação com os tempos antigos quando o dogma cristológico foi determinado pela primeira vez.
Não pretendo estar à altura de definir em poucas palavras a índole própria da cultura moderna.
Penso, todavia, que posso dizer alguma coisa.
O homem de hoje é o homem que descobriu o “sentido histórico”, que se interessa mais pela existência que pela essência, tanto sua como das coisas que se interessa mais pela liberdade que pela natureza. Não cabe ao pregador do Evangelho se, isto é, um bem ou um mal, um progresso ou retrocesso.
Ele deve tornar-se moderno com os modernos, como São Paulo, São João e os Padres se tornaram «gregos com os gregos» [iii].

No fundo, os homens da antiguidade e os homens de hoje não divergem assim tão radicalmente entre si, sobre a substância das coisas. Uns e outros estão interessados pelo seu destino e “reagem” a uma mensagem, se esta os atingir no núcleo profundo da sua existência onde jazem as mais importantes questões: “Quem somos? Donde vimos? Para onde vamos?”.
Estas perguntas que o homem de hoje se coloca a si mesmo, já o homem do século II depois de Cristo as punha a si mesmo [iv].
O problema da salvação, isto é, a soteriologia, é a porta de ingresso na cristologia. O que mudou foi somente o modo como se apresenta esta necessidade de salvação.
Se antigamente se concebia a salvação como a libertação do mundo e do corpo, hoje a salvação é sobretudo concebida como redenção do mundo e do corpo, para além da alma.

Vejamos então o que é que o dogma cristológico tem para dizer aos homens da nossa época, marcada como está – assim se exprime o título de uma célebre obra filosófica deste século – pelo problema da ”existência e tempo”.

São João, na sua primeira carta, diz de Cristo:
«Nós estamos no verdadeiro Deus e no Seu Filho Jesus Cristo: Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna» [v].
Estes dois conceitos, - “verdadeiro Deus” e “vida eterna” - aplicados a Cristo, equivalem-se, quanto à importância e frequência, nos escritos joaninos.
O pensamento antigo utilizou deles, em sede dogmática, só o primeiro “verdadeiro Deus”, tendo extraído dele a fórmula consagrada no símbolo de Niceia: «Deus verdadeiro de Deus verdadeiro».
Está ainda em grande parte por explorar aquilo que significa, para a cristologia, dizer que Jesus é a “vida eterna” e que n’Ele não apareceu na Terra somente a divindade, mas também a eternidade.
Estamos perante uma daquelas sementes que estão à espera de germinar, ou, como dizia no princípio deste capítulo, perante um brado que espera para ser lançado sobre o corpo da Igreja.


(cont)

rainiero cantalamessa, Pregador da Casa Pontifícia.





[i] Mt 13, 32
[ii] Cfr. Jo 12, 24
[iii] Cfer. Rm 1, 14
[iv] Cfr. Extractos de Teodoto, 78 (OCS 17,2, Berlim, 1970. P. 131
[v] 1 Jo 5, 20

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