24/11/2017

Reflectindo

Estado depressivo


É muito frequente que o estado depressivo não seja reconhecido como tal pelo próprio.

Talvez porque haverá uma tendência para associar a depressão a uma fraqueza, debilidade ou comodismo.

Por outro lado, a pessoa que se sente mal, se preocupa e constantemente se envolve em pensamentos negativos a propósito de tudo quer lhe diga directamente respeito ou não, é levada para um patamar em que se julga capaz de ultrapassar a situação.

Mas, isto, raramente acontece e a vida entra numa espiral de episódios de abatimento, tristeza, cada vez mais frequentes e longos.
Sente uma necessidade urgente de comunicar com alguém, mas, não lhe apetece estar com quem quer que seja. E ao mesmo tempo, foge ao contacto com outros porque não quer aborrecê-los ou impor algo que julga só a ele respeita.

Estas situações vão conhecendo "picos" de grande sofrimento e, como já se disse, cada vez mais longos.
Um cristão que se encontra nesta situação tem - diria - um handicap sobre os que o não são.

Porquê?

Porque tem à sua disposição - permanentemente - "ajudas" a que pode e deve recorrer.

Por exemplo: o Anjo Guarda será auxiliar precioso para essas situações e insinuar-nos o que nos convirá fazer em circunstâncias específicas.
A intimidade com o Anjo da Guarda é, por isso mesmo, muitíssimo recomendável - aliás, ele não espera outra coisa - não nos esquecendo que Deus Nosso Senhor o pôs ao nosso serviço para nos ajudar e guiar, sugerir e aconselhar.

Tomar uma decisão de, por exemplo, consultar um médico especialista, não é fácil, como já dissemos, mas o Anjo da Guarda pode ajudar a nossa debilidade e renitência.
Posso afirmar que, os resultados podem ser surpreendentes!

Como é bom de ver, tenho experiência própria e, portanto, quanto disse baseia-se numa realidade concreta vivida por mim.


(AMA, reflexões,20.05.2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.