24/11/2017

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 19, 45-48

45 Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores. 46 E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.» 47 Ensinava todos os dias no templo, e os sumos-sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo. 48 Não sabiam, porém, como proceder, pois, todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.

Comentário:


Talvez que – como pura hipótese – tivessem medo que o povo que cada vez mais numeroso seguia o Senhor, acabasse por se voltar contra eles ou, quando muito, deixasse de prestar-lhes a atenção e observância dos numerosos preceitos que eles impunham com rigor e determinação.

É possível, também, que ao escutarem pessoas da sua categoria e estatuto – como Nicodemos, Galamiel e outros  - vissem o erro em que se deixavam envolver e, por respeito humano, vergonha ou orgulho, fossem incapazes de retroceder na sua posição.

Nem, de facto, isso nos interessa muito conhecer bastando-nos tirar a lição do que o orgulho desmedido e o auto-convencimento podem fazer de uma pessoa!

(AMA, comentário sobre Lc 19, 45-48, 31.07.2017)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.