1Temamos, pois, que, permanecendo a promessa de entrar no seu
repouso, algum de vós seja considerado excluído. 2Porque, a nós como a eles,
foi anunciada a Boa-Nova; porém, a eles, a palavra escutada não valeu de nada,
pois não permaneceram unidos na fé aos que a tinham escutado. 3Quanto a nós, os
que acreditámos, entraremos no descanso, como Ele disse: Tal como jurei na
minha ira, não entrarão no meu repouso. No entanto, as suas obras estavam
realizadas desde a fundação do mundo, 4pois diz-se em qualquer parte, a
propósito do sétimo dia: Deus repousou no sétimo dia, de todas as suas obras;
5e ainda, neste passo: Não entrarão no meu repouso. 6Assim, uma vez que a
alguns está reservado entrar nele, e que os que primeiro receberam a Boa-Nova
não entraram por causa da sua desobediência, 7Ele fixa de novo um dia, hoje,
dizendo por David, depois de tanto tempo, como acima se disse: Hoje, se
escutardes a sua voz, não endureçais os vossos corações. 8De facto, se Josué
lhes tivesse dado o repouso, Deus não teria falado de um outro dia posterior.
9Por conseguinte, permanece um repouso sabático para o povo de Deus. 10O que
entra no seu repouso, repousa também das suas obras, tal como Deus repousou das
suas. 11Apressemo-nos, então, a entrar nesse repouso para que ninguém caia no
mesmo tipo de desobediência. 12Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e
mais afiada que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do
corpo, das articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do
coração. 13Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas
estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.
Jesus, Sumo Sacerdote
misericordioso
- 14Uma vez que temos um grande Sumo Sacerdote que atravessou
os céus, Jesus, o Filho de Deus, conservemos firme a fé que professamos. 15De
facto, não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas
fraquezas, pois Ele foi provado em tudo como nós, excepto no pecado.
16Aproximemo-nos, então, com grande confiança, do trono da graça, a fim de
alcançar misericórdia e encontrar graça para uma ajuda oportuna.
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