Carta a
Tito
Tito foi, juntamente com Timóteo, um dos principais colaboradores
de Paulo. De origem grega, aderiu à fé, provavelmente através de Paulo, durante
a primeira viagem missionária deste. Certo é que o acompanhou a Jerusalém, para
a assembleia apostólica, constituindo um exemplo vivo da decisão tomada de não
impor os costumes ju-daicos aos cristãos oriundos do mundo pagão, pois, embora
sendo grego, não foi obrigado a circuncidar-se (Gl 2,1.3).
ACÇÃO DE TITO
Na sua colaboração com Paulo, foram-lhe confiadas tarefas delicadas
como a organização da colecta em favor das igrejas da Judeia (2 Cor 8,6-17) e,
provavelmente, a pacificação da comunidade de Corinto e a reconciliação entre
esta e o próprio Paulo (2 Cor 2,1-13). Paulo refere-se a ele sempre em termos
muito elogiosos (2 Cor 7,6-7.13-16; 12,18). Segundo 2 Tm 4,10, foi-lhe ainda
confiada uma missão na Dalmácia. A presente Carta dá-o como “bispo” de Creta
(Tt 1,5), onde, segundo a tradição, exerceu o ministério até ao fim dos seus
dias. É estranho que os Actos dos Apóstolos, que mencionam várias vezes
Timóteo, não façam nenhuma referência a Tito. Nunca foi apresentada uma
explicação convincente para o facto, sugerindo alguns que Tito é o redactor das
passagens “nós” dos Actos (Act 16,10-17; 20,5-21,18; 27,1-28,16).
AUTENTICIDADE
A maioria dos exegetas contesta a autenticidade paulina da Carta a
Tito, quer pelo vocabulário utilizado, que se afasta bastante do que
encontramos nas autênticas Cartas de Paulo, quer pelos problemas tratados, que
fazem supor uma fase de desenvolvimento da Igreja posterior à época apostólica.
Além disso, a Carta encontra-se redigida num tom muito impessoal, com excepção
do título de «meu verdadeiro filho» que se encontra na saudação (1,4), longe,
pois, das afectuosas referências de Paulo a Tito noutras Cartas.
DIVISÃO E CONTEÚDO
A Carta pode estruturar-se do modo seguinte:
Saudação inicial (1,1-4);
Orientações a Tito sobre os critérios de escolha dos responsáveis
das comunidades (1,5-9);
Aviso contra os falsos mestres (1,10-16);
Ensinamentos sobre o modo de comportamento de várias categorias de
crentes (2,1-15);
Elenco de deveres sociais (3,1-11);
Recomendações de carácter pessoal (3,12-14);
Saudação final (3,15).
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