11/05/2017

Epístolas de São Paulo – 72

1ª Carta aos Tessalonicenses - cap 5

O Dia do Senhor

-  1Irmãos, quanto aos tempos e aos momentos, não precisais que vos escreva. 2Com efeito, vós próprios sabeis perfeitamente que o Dia do Senhor chega de noite como um ladrão. 3Quando disserem: «Paz e segurança», então se abaterá repentinamente sobre eles a ruína, como as dores de parto sobre a mulher grávida, e não escaparão a isso. 4Mas vós, irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5Na verdade, todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos nem da noite nem das trevas. 6Não durmamos, pois, como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios. 7Os que dormem, dormem de noite e os que se embriagam, embriagam-se de noite. 8Ao contrário, nós que somos do dia, sejamos sóbrios, revestidos com a couraça da fé e da caridade e com o elmo da esperança da salvação. 9De facto, Deus não nos destinou à ira, mas à posse da salvação por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo 10que morreu por nós, a fim de que, quer durmamos, quer estejamos vigilantes, com Ele vivamos unidos. 11Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como já o fazeis.

Vida eclesial

- 12Pedimo-vos, irmãos, que sejais reconhecidos para com aqueles que se afadigam entre vós, que vos governam no Senhor e que vos instruem; 13dedicai-lhes uma caridade acrescida devido à sua obra. Vivei em paz entre vós. 14Exortamo-vos, irmãos: corrigi os indisciplinados, encorajai os desanimados, amparai os fracos, sede pacientes com todos. 15Prestai atenção a que ninguém pague o mal com o mal; procurai, antes, fazer sempre o bem uns para com os outros e para com todos. 16Sede sempre alegres. 17Orai sem cessar. 18Em tudo dai graças. Esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo. 19Não apagueis o Espírito. 20Não desprezeis as profecias. 21Examinai tudo, guardai o que é bom. 22Afastai-vos de toda a espécie de mal.

Voto final

- 23Que o Deus da paz vos santifique totalmente, e todo o vosso ser - espírito, alma e corpo - se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. 24Fiel é aquele que vos chama: Ele há-de realizá-lo.

Últimas recomendações


- 25Irmãos, orai também por nós. 26Saudai todos os irmãos com o ósculo santo. 27Advirto-vos no Senhor que esta Carta seja lida a todos os irmãos. 28A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário