IV.
O CELIBATO NA DISCIPLINA DAS IGREJAS ORIENTAIS
A
fragmentação do sistema disciplinar no Oriente
…/6
Não se
deve surpreender de que as primeiras leis que sancionaram esta situação foram
leis imperiais, posto que, não inspiradas certamente em considerações
teológicas, tratavam de regular as condições civis concomitantes com o
ministério sagrado. De fato, enquanto o Código Teodosiano (ano 434) mostrou que
a continência pode ser guardada, ainda que se permita à mulher habitar com o
marido também depois da Ordenação, pois o amor à castidade não exige expulsá-la
de casa (sempre que o comportamento dela antes da Ordenação do marido tenha
demonstrado que ela é digna dele), a legislação do Imperador Justiniano I em
matéria eclesiástica, por sua parte, tanto no Código (ano 534) como nas
“Novellae” (535-536), manifesta uma atitude diversa. Ainda se mantém a proibição
de admitir na Ordem sagrada ao que se tivesse casado mais de uma vez, assim
como a de casar-se depois da Ordenação, e isto para todos os graus, desde o
sub-diaconado em diante. Mas agora se permite a coabitação com a esposa aos
sacerdotes, diáconos e subdiáconos com o fim de que possam continuar usando do matrimónio,
sempre que houvesse sido contraído uma só vez e com uma virgem.
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