11/07/2016

Diálogos apostólicos

Diálogos apostólicos II Parte
11- [1]

Pondo a questão de outra forma, podemos fazer o bem ou fazer o mal com livre arbítrio pessoal?

Respondo:

É verdade, podemos. Mas o conceito de bem e mal encerra em si mesmo uma questão séria porque, basicamente, depende do conhecimento próprio do que é bem e do que é mal. O que hoje em dia é considerado uma monstruosidade reprovável em todos os sentidos, pode não o ter sido, para alguns, que a praticaram em tempo.
Não darei exemplos porque me parece evidente que o comportamento humano difere na sua, digamos, justificação conforme a época, a circunstância e o motivo.
«Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem» Jesus diz isto porque sabe que os Seus verdugos, não conhecem Quem sujeitam à tortura e à crucifixão. São meros executores de ordens, na época, comuns. Não é da sua competência julgar ou não da licitude do que fazem.
Num outro plano podemos considerar que a prática do bem, isto é, fazer coisas naturalmente boas, para o próprio e para os outros, é uma atitude louvável e merecedora de recompensa.
O contrário, o mal praticado com plena consciência, merece reprovação e, eventualmente, castigo.




[1] Nota: Normalmente, estes “Diálogos apostólicos”, são publicados sob a forma de resumos e excertos de conversas semanais. Hoje, porém, dado o assunto, pareceu-me de interesse publicar quase na íntegra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.