05/05/2016

Antigo testamento / Génesis

Génesis 43

A segunda viagem ao Egipto

1 A fome continuava rigorosa na terra.

2 Assim, quando acabou todo o trigo que os filhos de Jacob tinham trazido do Egipto, o seu pai disse-lhes: "Voltem e comprem um pouco mais de comida para nós".

3 Mas Judá disse-lhe: "O homem advertiu-nos severamente: 'Não voltem à minha presença, a não ser que tragam o vosso irmão'.

4 Se enviares o nosso irmão connosco, desceremos e compraremos comida para ti.

5 Mas, se não o enviares connosco, não iremos, porque foi assim que o homem falou: 'Não voltem à minha presença, a não ser que tragam o vosso irmão' ".

6 Israel perguntou: "Por que me causaram esse mal, contando àquele homem que tinham outro irmão?"

7 E responderam-lhe: "Ele interrogou-nos sobre nós e sobre a nossa família. E também nos perguntou: 'O vosso pai ainda está vivo? Tendes outro irmão?' Nós simplesmente respondemos ao que ele nos perguntou. Como poderíamos saber que ele exigiria que levásse­mos o nosso irmão?

8 Então disse Judá a Israel, seu pai: "Deixa o jovem ir comigo e partiremos imediatamente, a fim de que tu, nós e as nossas crianças sobrevivamos e não venhamos a morrer.

9 Eu comprometo-me pessoalmente pela segurança dele; podes considerar-me responsável por ele. Se eu não o trouxer de volta e não o colocar bem aqui na tua presença, serei culpado diante de ti pelo resto da minha vida.

10 Como se vê, se não tivéssemos demorado tanto, já teríamos ido e voltado duas vezes".

11 Então Israel, seu pai, disse-lhes: "Se tem que ser assim, que seja! Coloquem alguns dos melhores produtos da nossa terra na bagagem e levem-nos como presente ao tal homem: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, algumas especiarias e mirra, algumas nozes de pistacho e amêndoas.

12 Levem prata em dobro, e devolvam a prata que foi colocada de volta na boca da vossa bagagem. Talvez isso tenha acontecido por engano.

13 Tomem também o vosso irmão e voltem àquele homem.

14 Que o Deus todo-poderoso vos conceda misericórdia diante daquele homem, para que ele permita que o vosso outro irmão e Benjamim voltem com vocês. Quanto a mim, se ficar sem filhos, sem filhos ficarei".

15 Então os homens desceram ao Egipto, levando o presente, prata em dobro e Benjamim, e foram à presença de José.

16 Quando José viu Benjamim com eles, disse ao administrador da sua casa: "Leva estes homens à minha casa, mata um animal e prepara-o; eles almoçarão comigo ao meio-dia".

17 Ele fez o que lhe fora ordenado e levou-os à casa de José.

18 Eles ficaram com medo, quando foram levados à casa de José, e pensa­ram: "Trouxeram-nos aqui por causa da prata que foi devolvida às nossas bagagens na primeira vez. Ele quer atacar-nos, subjugar-nos, tornar-nos escravos e tomar de nós os nossos jumentos".

19 Por isso, dirigiram-se ao administrador da casa de José e disseram-lhe à entrada da casa:

20 "Ouça, senhor! A primeira vez que viemos aqui foi realmente para comprar comida.

21 Mas, no lugar em que paramos para pernoitar, abrimos as nossas bagagens e cada um de nós encontrou a prata que tinha trazido, na quantia exacta. Por isso a trouxemos de volta connosco, além de mais prata, para comprar comida. Não sabemos quem pôs a prata na nossa bagagem".

22 "Fiquem tranquilos", disse o administrador. "Não tenham medo. O vosso Deus, o Deus do vosso pai, foi quem lhes deu um tesouro nas suas bagagens, porque a vossa prata eu a recebi." Então soltou Simeão e levou-o à presença deles.

23 Em seguida, levou-os à casa de José, deu-lhes água para lavarem os pés e forragem para os seus jumentos.

24 Eles então prepararam o presente para a chegada de José ao meio-dia, porque ficaram sabendo que iriam almoçar ali.

25 Quando José chegou, presentearam-no com o que tinham trazido e curvaram-se diante dele até o chão.

26 Ele então perguntou-lhes como passavam e disse em seguida: "Como vai o vosso pai, o homem idoso de quem me falaram? Ainda está vivo?"

27 Eles responderam: "O teu servo, nosso pai, ainda vive e passa bem". E curvaram-se para lhe prestarem honra.

28 Olhando em redor e vendo o seu irmão Benjamim, filho da sua mãe, José perguntou: "É este o irmão mais novo de quem me falaram?" E acrescentou: "Deus lhe conceda graça, meu filho".

29 Profundamente emocionado por causa de seu irmão, José apressou-se em sair à procura de um lugar para chorar, e, entrando em seu quarto, chorou.

30 Depois de lavar o rosto, saiu e, controlando-se, disse: "Sirvam a comida".

31 Serviram-no a ele em separado dos seus irmãos e também dos egípcios que comiam com ele, porque os egípcios não podiam comer com os hebreus, pois isso era sacrilégio para eles.

32 Os seus irmãos foram colocados à mesa perante ele por ordem de idade, do mais velho ao mais moço, e olhavam perplexos uns para os outros.

33 Então serviram-lhes da comida da mesa de José, e a porção de Benjamim era cinco vezes maior que a dos outros. E eles festejaram e beberam à vontade.

 (Revisão da versão portuguesa por ama)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.