Páscoa
Evangelho:
Jo 3, 31-36
31
«Aquele que vem lá de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra, é da
terra, e terrestre é a sua linguagem. Aquele que vem do céu, é superior a
todos. 32 Ele testifica o que viu e ouviu, mas ninguém recebe o Seu testemunho.
33 Quem recebe o Seu testemunho certifica que Deus é verdadeiro. 34 Aquele a
Quem Deus enviou fala palavras de Deus, porque Deus não Lhe dá o Espírito por
medida. 35 O Pai ama o Filho e pôs todas as coisas na Sua mão. 36 Quem acredita
no Filho tem a vida eterna; quem, porém, não acredita no Filho não verá a vida,
mas a ira de Deus permanece sobre ele».
Comentário:
Esta longa
conversa de Jesus com Nicodemos deveria ser leitura frequente de todo o
cristão.
Pela própria boca do Senhor ficamos a saber com perfeita acuidade quanto precisamos sobre a Pessoa do Salvador, a Santíssima Trindade e os "planos" de Deus em relação às Suas criaturas.
Não nos deixemos "afastar" pela aparente erudição ou complexidade do discurso, antes vejamos a simplicidade grandiosa do Amor divino.
(ama, comentário sobre Jo 3
31-36 2015.04.16)
Leitura espiritual
SANTO
AGOSTINHO – CONFISSÕES
LIVRO
NONO
CAPÍTULO
XII
As
lágrimas negadas
Fechei-lhe os olhos, e uma
tristeza imensa invadiu-me o coração, e já me ia desfazer em lágrimas; ao mesmo
tempo, os meus olhos, obedecendo ao enérgico poder da minha vontade, fechavam a
sua fonte até secá-la. Como foi angustiosa essa luta! E foi quando ela deu o
último suspiro, que o meu filho Adeodato rebentou em soluços; mas, instado por
todos nós, calou-se.
Deste modo a sua voz
juvenil, voz do coração, calou em mim essa espécie de emoção pueril que me
provocava o pranto. De facto, não julgávamos correcto celebrar aquele funeral com
lágrimas e choro, pois tais demonstrações deploram geralmente o triste destino
dos que morrem, ou a sua total extinção. A morte de minha mãe não era uma
desgraça, e ela não morria para sempre, e disto estávamos certos pelo
testemunho dos seus costumes, pela sua fé sincera e outras razões inequívocas.
Que era então o que tanto
me pungia, senão a ferida recente causada pelo rompimento repentino do nosso
dulcíssimo e querido convívio?
Era para mim grande
consolação o testemunho que dera de mim, quando nesta última enfermidade,
respondendo com ternura às minhas atenções, chamava-me de bom filho, e recordava
com grande afecto o nunca ter ouvido da minha boca uma só palavra dura ou
injuriosa contra ela. Entretanto, o que era, meu Deus e meu Criador, a solicitude
que eu lhe tributava, em comparação com o devotamento servil que por mim
suportava? Por me ver privado de tão grande consolo, sentia a alma ferida e a minha
vida, que era uma só com sua, estava despedaçada.
Reprimido o pranto do
Adeodato, Evódio tomou o saltério e começou a cantar um salmo, ao que todos
respondíamos “Misericórdia e justiça te cantarei Senhor”. Conhecida a notícia da
sua morte, acorreram muitos irmãos e mulheres piedosas e, enquanto os
encarregados dos funerais faziam o seu ofício conforme o hábito, retirei-me
para um lugar conveniente, junto com os amigos que julgavam oportuno não me
deixar só. Falava sobre assuntos próprios das circunstâncias, e com o lenitivo
da verdade mitigava o meu sofrimento, só conhecido por ti. Eles ignoravam-no e ouviam-me
atentamente, julgando que não sofria nenhuma dor.
Mas eu, pertinho dos teus
ouvidos, onde ninguém me podia escutar, censurava a minha sensibilidade e
fraqueza e reprimia a onda de tristeza que me invadia; esta cedia por uns instantes,
e novamente me arrastava com o seu ímpeto, embora não chegasse a derramar lágrimas
ou alterar a face. Somente eu sabia quão oprimido estava o meu coração! E como
me desgostava profundamente que as vicissitudes humanas tivessem tanto poder
sobre mim, que são inelutáveis pela ordem natural e a sorte da nossa condição; a
minha própria dor causava-me outra dor, e me afligia com dupla tristeza.
Quando o corpo foi levado
à sepultura, fui e voltei sem derramar uma lagrima. Nem mesmo nas orações que
te fizemos, quando oferecemos o sacrifício da nossa redenção por intenção da morta,
cujo cadáver jazia junto ao sepulcro antes de ser inumado, como ali é costume,
nem mesmo nessas orações, chorei. Mas durante todo o dia andei oprimido por
grande tristeza interior; pedia-te como podia, com a mente perturbada, que
aliviasses a minha dor. Mas não me atendias, sem dúvida para que fixasse, bem
na memória, ao menos por esta única experiência, como são poderosos os laços do
costume, mesmo numa alma que já não se alimentava de palavras enganadoras.
Lembrei-me então ir aos
banhos, por ter ouvido dizer que a palavra banho (bálneo, em latim) vinha dos
gregos, que o chamaram balanéion (tirar fora a ania), porque o banho aliviava
as tristezas da alma. Mas eu o confesso à tua misericórdia – ó Pai dos órfãos:
depois do banho fiquei como estava antes, porque meu coração não expulsou o amargor da sua
tristeza.
Depois adormeci. Ao
despertar, a minha dor estava mitigada; só, no meu leito, lembrei-me dos versos
cheios de verdade de teu Ambrósio. Porque, na verdade Tu és Deus, criador de
quanto existe,
De todo o mundo supremo
governante,
Que o dia vestes com tua
luz brilhante,
E de sonhos gratos a noite
triste
A fim de que os membros
cansados
O descanso ao trabalho
prepare
E as mentes cansadas, repare
E os peitos de pena
oprimidos.
Depois, pouco a pouco
voltava aos sentimentos de antes sobre a tua serva. Recordava a sua piedade
para contigo, a sua solicitude e paciência comigo, da qual subitamente me via privado.
E senti consolação em chorar diante de ti, por causa dela e por ela, e por
minha causa e por mim. E deixei que as lágrimas reprimidas corressem à vontade,
estendendo-as como um leito reparador sob o meu coração. Os teus ouvidos eram
os que ali me escutavam, e não os de nenhum homem, que pudesse interpretar com
soberba o meu pranto.
E agora, Senhor, to
confesso nestas linhas: leia-o quem quiser, interprete-o como quiser. E se
alguém julgar que pequei nessas lágrimas, que derramei sobre a minha mãe por
alguns instantes, por minha mãe então morta a meus olhos, ela que me havia
chorado tantos anos para que eu vivesse aos teus olhos, não se ria. Antes, é
grande a sua caridade, chore por meus pecados diante de ti, Pai de todos os
irmãos de teu Cristo!
CAPÍTULO
XIII
Preces
pela mãe morta
Agora, com a ferida do meu
coração já sanada, na qual se podia censurar um afecto muito carnal, derramo
diante de ti, meu Deus, pela tua serva, outra espécie de lágrimas, bem
diferentes, aquelas que brotam do espírito comovido à vista dos perigos que
corre toda alma que morre em Adão. É verdade que minha mãe, vivificada em
Cristo, antes mesmo de ser livre dos laços da carne, viveu de tal modo, que o teu
nome era louvado na sua fé e nos seus costumes. Contudo, não me atrevo a dizer
que desde que a regeneraste no baptismo não saiu da sua boca nenhuma palavra
contrária à tua lei. Porque a Verdade, que é teu Filho, disse: “Quem chamar a
seu irmão louco será réu do fogo da geena”. Ai da vida dos homens, por mais
louvável que seja, se tu a julgares sem a tua misericórdia! Mas porque não
examinas os nossos pecados com rigor, confiadamente esperamos tomar lugar a teu
lado. Quem enumera diante de ti os seus próprios méritos, que mais expõe senão
os teus dons? Oh! Se os homens se reconhecessem como homens!
Se quem se glorifica se
glorificasse no Senhor!
Por isso, Deus do meu
coração, minha vida e minha gloria, esquecendo por um momento as boas ações de
minha mãe, pelas quais te dou graças com alegria, peço-te agora perdão pelos seus
pecados. Ouve-me pelos méritos daquele que é o médico das nossas feridas, que
foi suspenso do madeiro da cruz e que, sentado agora à tua direita, intercede
por nós junto a ti. Eu sei que ela sempre agiu com misericórdia, e que perdoou
de coração todas as faltas contra ela cometidas; perdoa-lhe também as suas
dívidas, se algumas contraiu em tantos anos que se seguiram ao baptismo.
Perdoa-lhe, Senhor, perdoa-lhe, te suplico, e não entres em juízo com ela.
Triunfe a misericórdia
sobre a justiça pois as tuas são palavras de verdade, e prometeste misericórdia
aos misericordiosos. Se alguém o foi, deve-o à tua graça, tu que tens compaixão
de quem te apraz, e usas de misericórdia com quem queres ser misericordioso.
Creio que já fizeste o que
te suplico, mas desejo, Senhor, que acolhas os desejos de minha boca. Estando
iminente o dia da sua morte, ela não desejou sepultar o corpo com grande pompa,
ou que fosse embalsamado com preciosos aromas, nem desejou um rico monumento, nem
se preocupou em tê-lo na pátria. Nada disto nos pediu, mas desejou apenas que
nos lembrássemos dela ante o teu altar, onde servira todos os dias de sua vida,
sabendo que nele se oferece a vítima santa, com cujo sangue se destrói o libelo
da nossa condenação, e pelo qual vencemos o inimigo que conta as nossas faltas
e procura com que nos acusar, nada achando naquele que é nossa vitória.
Quem poderá devolver-lhe
seu sangue inocente? Quem poderá restituir-lhe o preço pago pelo nosso resgate,
para nos arrancar ao inimigo? A este mistério de nossa redenção ligou a tua serva
a sua alma com o vínculo da fé. Que ninguém a afaste da tua proteção. Que entre
ela e ti não se interponha, nem pela força, nem pelo engano, o leão ou o
dragão. Ela não responderá que nada deve, para não ser convencida e arrebatada
pelo astuto acusador, responderá que as suas dívidas lhe foram perdoadas por
aquele a quem ninguém pode restituir o que por nós pagou sem nada dever.
Que ela repouse em paz com
o seu marido, antes e depois do qual não teve outro; a quem serviu, com uma
paciência cujo fruto te oferecia, para o ganhar também para ti. Mas inspira,
meu Senhor e meu Deus, inspira os teus servos, meus irmãos, os teus filhos,
meus senhores, a quem sirvo de coração, com a palavra e com a pena, para que,
ao lerem estas páginas, diante do teu altar se lembrem de Mónica, tua serva, e
de Patrício, outrora seu esposo, pelos quais me introduziste misteriosamente
nesta vida. Que se lembrem com piedoso afecto daqueles que foram os meus pais nesta
vida transitória, e meus irmãos em ti, ó Pai, na Igreja Católica, nossa mãe, e
meus concidadãos na eterna Jerusalém, pela qual suspira o teu povo na sua
peregrinação desde a saída até ao regresso. Assim, graças às minhas confissões,
o último desejo de Mónica será mais amplamente satisfeito com muitas orações do
que só pelas minhas.
(Revisão
de versão portuguesa por ama)
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