29/04/2016

Antigo testamento / Génesis

Génesis 29

Jacob chega a Padan-Arã

1 Então Jacob seguiu viagem e chegou à Mesopotâmia.

2 Certo dia, olhando em redor, viu um poço no campo e três rebanhos de ovelhas deitadas por perto, pois os rebanhos bebiam daquele poço, que era tapado por uma grande pedra.

3 Por isso, quando todos os rebanhos se reuniam ali, os pastores rolavam a pedra da boca do poço e davam água às ovelhas. Depois recolocavam a pedra no seu lugar, sobre o poço.

4 Jacob perguntou aos pastores: "Meus amigos, de onde são vocês?"
"Somos de Harã", responderam.

5 "Vocês conhecem Labão, neto de Naor?", perguntou-lhes Jacob.
Eles responderam: "Sim, nós o conhece­mos".

6 Então Jacob perguntou: "Ele está bem?"
"Sim, está bem", disseram eles, "e ali vem sua filha Raquel com as ovelhas."

7 Disse ele: "Olhem, o sol ainda vai alto e não é hora de recolher os rebanhos. Deem de beber às ovelhas e levem-nas de volta ao pasto".

8 Mas eles responderam: "Não podemos, enquanto os rebanhos não se agruparem e a pedra não for removida da boca do poço. Só então daremos de beber às ovelhas".

9 Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora.

10 Quando Jacob viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, aproximou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas do seu tio Labão.

11 Depois Jacob beijou Raquel e começou a chorar bem alto.

12 Então contou a Raquel que era parente do pai dela e filho de Rebeca. E ela foi correndo contar tudo ao seu pai.

13 Logo que Labão ouviu as notícias acerca de Jacob, seu sobrinho, correu ao seu encontro, abraçou-o e o beijou. Depois, levou-o para casa, e Jacob contou-lhe tudo o que havia ocorrido.

14 Então Labão disse-lhe: "Tu és sangue do meu sangue".
Já fazia um mês que Jacob estava na casa de Labão, quando este lhe disse: "Só por seres meu parente tu vais trabalhar de graça? Diz-me qual deve ser o teu salário".

Jacob casa com Leia e Raquel

16 Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o da mais nova, Raquel.

17 Lia tinha olhos meigos, mas Raquel era bonita e atraente.

18 Como Jacob gostava muito de Raquel, disse: "Trabalharei sete anos em troca de Raquel, sua filha mais nova".

19 Labão respondeu: "Será melhor dá-la a ti do que a algum outro homem. Fica aqui comigo".

20 Então Jacob trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.

21 Então disse Jacob a Labão: "Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela".

22 Então Labão reuniu todo o povo daquele lugar e deu uma festa.

23 Mas, quando a noite chegou, deu sua filha Lia a Jacob, e Jacob deitou-se com ela.

24 Labão também entregou a sua serva Zilpa à sua filha, para que ficasse a serviço dela.

25 Quando chegou a manhã, lá estava Lia. Então Jacob disse a Labão: "Que foi que me fez? Eu não trabalhei por Raquel? Porque me enganou?"

26 Labão respondeu: "Aqui não é costume entregar em casamento a filha mais nova antes da mais velha.

27 Deixa passar esta semana de núpcias e dar-te-emos também a mais nova, em troca de mais sete anos de trabalho".

28 Jacob concordou. Passou aquela semana de núpcias com Lia, e Labão deu-lhe a sua filha Raquel por mulher.

29 Labão deu a Raquel a sua serva Bila, para que ficasse a serviço dela.

30 Jacob deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.

Os filhos de Jacob

31 Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, concedeu-lhe filhos; Raquel, porém, era estéril.

32 Lia engravidou, deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Rúben, pois dizia: "O Senhor viu a minha infelicidade. Agora, certamente o meu marido amar-me-á".

33 Lia engravidou de novo e, quando deu à luz outro filho, disse: "Porque o Senhor ouviu que sou desprezada, deu-me também este". Pelo que o chamou Simeão.

34 De novo engravidou e, quando deu à luz mais um filho, disse: "Agora, finalmente, o meu marido apegar-se-á a mim, porque já lhe dei três filhos". Por isso deu-lhe o nome de Levi.

35 Engravidou ainda outra vez e, quando deu à luz mais outro filho, disse: "Desta vez louvarei o Senhor". Assim deu-lhe o nome de Judá. Então parou de ter filhos.

(Revisão da versão portuguesa por ama)


Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia o pai, servia a ela,
e a ela só por prémio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assi negada a sua pastora,
como se não a tivera merecida,

Começa de servir outros sete anos,
dizendo: Mais servira, se não fora
pera tão longo amor tão curta a vida!

(Luís de Camões)






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.